Avenida Senador Montandon será transformada em montanha russa

A Prefeitura de Araxá continua construindo baias ao longo da Avenida Senador Montandon, que segue sendo revitalizada a passos de tartaruga. Essas baias são alvo de muitas reclamações por parte da população, que as considera totalmente desnecessárias. Na verdade ninguém sabe ainda porque aquelas baias estão sendo construídas, afinal o Governo Municipal não consegue se comunicar com a comunidade nem a poder de reza brava. Pelo que fui informado, em todos os locais onde estão sendo construídas as tais baias haverá uma passagem elevada para pedestres, como aquelas da Avenida Antônio Carlos. Pela quantidade de baias, a Avenida Senador Montandon será transformada em uma verdadeira montanha russa para os veículos.


As baias que estão sendo construídas não têm sinalização e eu já ouvi relatos de motoristas que quase se envolveram em acidentes por causa disto. Uma das baias estava, inclusive, atrapalhando os ônibus do transporte coletivo urbano a saírem daquele ponto existente na Praça Heli França. Transitar pela Avenida Senador Montandon não será uma tarefa fácil para os veículos e vai requer muita paciência dos condutores. Além dessas baias, o canteiro central da avenida será alargado e a pista vai comportar somente a passagem de um veículo por vez. Como uma ONG da cidade, infelizmente, conseguiu manter aquelas palmeiras na avenida, será preciso o alargamento dos canteiros para conter as raízes enormes que danificam o asfalto da via.


Já cansei de escrever aqui que eu era, e continuo sendo, a favor da retirada daquelas palmeiras, que colocam em risco pedestres e condutores de veículos. Porém, a decisão está tomada e elas continuarão lá. Já pensou como será agora a Avenida Senador Montandon, uma das principais vias da cidade, lotada de passagens elevadas para pedestres e com pista para apenas um veículo? Vai ser um caos. Os ônibus do transporte coletivo urbano que passam por ali nunca conseguirão andar no horário certo. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar não poderão passar por ali para atender ocorrências e nem uma ambulância para socorrer uma pessoa, pois o trânsito vai fluir muito lentamente. E haja amortecedores para tantas passagens elevadas de pedestres.


A turma que defende a expulsão dos veículos do Centro da cidade para privilegiar os pedestres, assim como viram na Europa, deve estar vibrando com tudo isso. Também acho que o pedestre tem que ter privilégios por ser a parte mais fraca no trânsito, mas isso que estão fazendo na Avenida Senador Montandon já é demais. Falando em pedestres, já passou da hora deles aprenderem a atravessar uma faixa. Condutor de veículo não é adivinho e por isto as pessoas têm que sinalizar com o braço a sua intenção de atravessar uma via. Pedestre que não sinaliza e se atira na faixa de qualquer jeito corre o risco de ser atropelado. Ah, e faixa de pedestre não é enfeite, portanto, atravesse sempre na faixa sinalizando corretamente para evitar atropelamentos.

This entry was posted in Cidade, Opinião. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *