Adidas promove enquete para escolher o nome da bola da Copa do Mundo de 2014

Uma das expectativas para a Copa do Mundo de Futebol que a FIFA realiza no Brasil em 2014 está relacionada ao nome da bola, que no Mundial de 2010 na África do Sul foi batizada de Jabulani. Uma campanha lançada no país no ano passado, com apoio de algumas celebridades, sugeriu que a bola deveria se chamar Gorduchinha, em homenagem ao narrador esportivo Osmar Santos, também conhecido como o “pai da matéria”. Porém, a Adidas, que é a fabricante da bola, ignorou a campanha pela Gorduchinha e resolveu realizar uma enquete com três opções de nomes, sendo um pior que o outro.


Gorduchinha vem do bordão “pimba na gorduchinha” criado por Osmar Santos, um dos maiores narradores esportivos de rádio e TV do Brasil. Ele, que criou outros bordões famosos como “ripa na chulipa”, sofreu um grave acidente automobilístico em 1994. Osmar Santos não narrou mais nenhum evento esportivo após o acidente, que o deixou com dificuldades de falar e se locomover. Batizar a bola da Copa de 2014 como Gorduchinha seria uma excelente maneira de homenagear um ícone da imprensa esportiva brasileira, mas infelizmente a Adidas não pensa assim.


A Adidas, que fabrica as bolas das Copas do Mundo da FIFA desde 1970 quando a competição aconteceu no México, escolheu três nomes que, segundo a empresa, têm forte ligação com a cultura brasileira e abriu uma votação inédita em seu site para que os internautas escolham o nome da bola oficial do evento. Nenhum dos nomes me agradou: BOSSA NOVA, BRAZUCA e CARNAVALESCA. Continuo com minha opinião de que Gorduchinha tem muito Maísa  ver com o futebol brasileiro.

A ideia do departamento de marketing da Adidas de dar oportunidade aos internautas de  escolher o nome oficial da bola da Copa do Mundo realizada no Brasil foi brilhante, agora deixar o nome Gorduchinha de fora da lista e escolher três nomes fracos foi uma verdadeira ideia de jerico. Aposto que Gorduchinha ganharia fácil. Eu não perderei meu tempo tentando escolher um nome entre essas opções sofríveis, mas quem quiser votar no site da Adidas em um dos três nomes pode clicar aqui.

 


This entry was posted in Enquetes, Esportes. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>