Jornalista lança livro sobre a Serra da Canastra

O jornalista e escritor Wander Rezende lançou recentemente seu mais novo livro “Serra da Canastra – Baú de Riquezas”. O evento de lançamento aconteceu no último dia 27 de dezembro no Girassol Clube de Campo e teve a presença de amigos e familiares. A obra bilíngue, intitulada Serra da Canastra, baú de riquezas conta com 205 páginas e mais de 250 fotografias. Para o autor, não somente as riquezas naturais fazem da Serra da Canastra um lugar especial, talvez, único. É importante ressaltar as tradições culturais guardadas de geração em geração enriquecem ainda mais este local.


As festas religiosas através das folias de reis, as cavalgadas, o artesanato, a culinária típica mineira acrescida do exclusivo queijo Canastra, as lendas e expressões vivas na memória dos habitantes mais antigos. Os carros de bois, que ainda circulam lentamente pelas estradas empoeiradas da região, nos remetem a um passado recente. Suas melancólicas canções parecem traduzir a dificuldade dos homens que ajudaram no desenvolvimento do nosso Brasil Colonial.


“Toda esta diversidade cultural e belezas naturais podem ser encontradas nas cidades que integram a Canastra, cada uma com características peculiares. Escolhi relatar as principais e mais frequentadas em virtude da grande extensão geográfica. Partindo de Araxá, passando por Tapira, São Roque, Vargem Bonita, Delfinópolis e fechando o roteiro em Sacramento pude apreciar grande parte desta exuberância jamais vista pelos meus olhos. Sem contar os distritos e povoados destes municípios, que ajudam a preservar as raízes locais”, conclui Wander.


Wander é autor de outros três livros (Tapira – Mosaico Cultural, Araxá – Bela e Atrativa e Encontro de Clássicos). O livro contou com o apoio das empresas CBMM, Minax e Rio Branco Petróleo através da Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet). Jornalista e escritor, Wander é formado pela Universidade de Uberaba, no ano de 2004. Ainda na universidade foi premiado no Festival Universitário do Minuto, onde conquistou o 1º lugar na categoria educacional/científico, com o vídeo “Cem anos de Carlos Drummond”.    Há mais de 10 anos, dirige o jornal O Tapir, fundado pelo mesmo e que circula em Tapira e região. Uma de suas experiências marcantes ocorreu no ano de 2006, onde esteve na Alemanha e fez a cobertura da Copa do Mundo.

This entry was posted in Cidade, Região. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>