Juiz diz que Prefeitura não cumpriu a sua parte no Parque do Cristo e Jeová retruca dizendo que não é político de duas caras

Fórum Comunitário. Foto: Caio Ranieri/Ascom Câmara Municipal.A Câmara Municipal realizou mais um Fórum Comunitário na manhã de ontem, 1º, e o assunto foi a polêmica envolvendo a situação dos ginásios, dos Centros de Convivências e, principalmente do Parque do Cristo, que está abandonado há muitos anos em Araxá. Se não me engano o Parque do Cristo encerrou as suas atividades especificamente com o restaurante Monjolo, que eu gostava de frequentar. Depois de muito tempo, um Fórum Comunitário reuniu diversas autoridades. O prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) participou do fórum e ouviu atentamente todas as críticas, mas não gostou nenhum pouco do que foi dito.

 

Fórum Comunitário. Foto: Caio Ranieri/Ascom Câmara Municipal.Além dos vereadores, também participaram do fórum o juiz da Vara da Infância e Juventude de Araxá, Dr. Renato Zupo, o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Arnaldo Pereira Junior, o delegado regional de Polícia Civil, Dr. César Felipe Colombari da Silva, a promotora de Justiça e curadora da Infância e Juventude, Dra. Mara Lúcia Silva Dourado e dos secretários municipais Mauro do Detran (Segurança Pública) José Domingos Vaz (Desenvolvimento Humano), João Bosco Borges (Desenvolvimento Urbano) e Willians Batista (Esporte e Juventude). O único secretário que foi convidado e não compareceu foi o secretário de Saúde, Dr. João Batista Arantes, já que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, não existe na Administração Municipal, pelo menos no papel.

 

Eustáquio Pereira. Foto: Caio Ranieri/Ascom Câmara Municipal.As fotos apresentadas pelo vereador Eustáquio Pereira (PTdoB) comprovam a situação de abandono dos ginásios, de alguns centros de convivência que chegaram a abrigar o projeto Espaço Multiuso que ninguém sabe por que foi encerrado. A situação do Parque do Cristo foi a que mais chamou a atenção, pois está totalmente abandonado, nenhuma luz da escadaria está funcionando e o local está sendo utilizando para uso de drogas e prática de sexo espantando possíveis turistas animados a encarar aquela situação. O abandono do Parque do Cristo leva medo e insegurança aos meninos que fazem parte do Projeto Casa do Pequeno Jardineiro, que muitas vezes são confundidos com os usuários de drogas que frequentam o local.

 

Dr. Renato Zupo. Foto: Caio Ranieri/Ascom Câmara Municipal.Ao fazer o uso da palavra, Dr. Renato Zupo afirmou que a Prefeitura de Araxá não está cumprindo sua parte, pois após ele editar uma portaria determinando o fechamento do Parque do Cristo a Administração Municipal se comprometeu a assumir a responsabilidade sobre o local, inclusive com vigilância 24 horas. Ainda, segundo o juiz, a Justiça poderia ter sido acionada para liberar os detentos do Presídio Regional de Araxá para trabalharem, afinal, de acordo com ele, são cerca de 300 detentos, entre homens e mulheres, aguardando uma oportunidade para trabalharem e reduzirem suas penas, inclusive recebendo pelo trabalho realizado. Ele conta ainda com a possibilidade da Parceria Público Privada (PPP) para que empresas assumam esses espaços e cuidem deles, o que não tem sido feito pela Prefeitura.

 

Prefeito Jeová Moreira da Costa. Foto: Caio Ranieri/Ascom Câmara Municipal.Já o prefeito Jeová, apesar de dizer em entrevista que as considerações feitas não eram críticas, e sim uma busca de soluções, durante o uso da palavra ficou na defesa de tudo o que foi dito pelo juiz Dr. Renato Zupo e pelos vereadores. Como de costume, o prefeito Jeová não respondeu absolutamente nada do que foi perguntado, fez comentários sobre todas as obras que ele fez durante as três gestões como prefeito de Araxá, como se não tivesse obrigação como agente público de zelar por tudo aquilo que ele fez e que os demais prefeitos fizeram pela cidade. Ainda, em suas palavras, o prefeito disse que não é político de duas caras, mas não ficou claro para quem ele estaria mandando esse recado.

 

Fórum Comunitário. Foto: Caio Ranieri/Ascom Câmara Municipal.Ao citar o projeto Olho Vivo, do Governo do Estado, o prefeito surpreendeu ao dizer que o Estado está quebrado e que o projeto não vai sair. A surpresa não foi a notícia de que o projeto não vai sair, porque tudo que vem do Poder Público, de fato, demora a acontecer, isto quando acontece. A surpresa foi o prefeito dizer que o governo está quebrado, uma vez que ele fez parte da base do Governo Anastasia e agora, Alberto Pinto Coelho. Segundo informações que circulam nos corredores do Instituto Colombo, os cofres municipais já receberam os R$ 10 milhões para a Cidade Tecnológica, recursos repassados pelo governo do Estado. Então porque fazer uma alegação que pode comprometer a administração PSDB, da qual ele faz parte?

 

Fórum Comunitário. Foto: Caio Ranieri/Ascom Câmara Municipal.Depois de acusações e defesas, o Fórum Comunitário foi praticamente encerrado após Dra. Mara, Dr. Renato Zupo e prefeito Jeová irem embora, por volta do meio dia. Muitos falaram, outros ficaram sem falar. Pela segunda vez participando de um Fórum que trata de criança e adolescente, o assessor da Fundação Rio Branco, Ângelo Maneira Filho, não conseguiu fazer o uso da palavra. Os vereadores precisam se conter nos Fóruns Comunitários, pois uns falam demais, outros falam de menos e a população que também precisa ter voz não tem sido ouvida. Agora é esperar os próximos passos. Este abandono dos espaços que deveriam servir para lazer e turismo não pode continuar. Algo precisa ser feito antes que os criminosos se tornem os verdadeiros mandatários desses espaços em Araxá.

This entry was posted in Cidade, Destaques, Opinião. Bookmark the permalink.

8 Responses to Juiz diz que Prefeitura não cumpriu a sua parte no Parque do Cristo e Jeová retruca dizendo que não é político de duas caras

  1. GERALDO BARBOSA disse:

    ATÉ QUE ENFIM O JEOVÁ DISSE UMA VERDADE, QUE ELE NÃO É POLITICO DE DUAS CARAS, MAS DE TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS………….ETC OU SEJA TANTAS QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS PARA SUAS MENTIRAS.

  2. LUCAS ROCHA disse:

    E a saúde que continua um caos. Exportar as pessoas doentes para consultar médicos especialistas em Uberaba é fácil, o pior é quando estes pacientes necessitam de alguma intervenção ou tratamento mais específico que dependem
    do aval do município, Ou fica na fila implorando ajuda da Secretaria da Ação Social ou então faça como muitos outros pacientes, procure um parente ou amigo em outra cidade para lhe emprestar o endereço e assim conseguir de forma imediata e automática o seu tratamento. Que vergonha Sr Prefeito,

  3. Angelo Maneira Filho disse:

    Germano,

    Obrigado por lembrar do ocorrido de ontem. Pela segunda vez não tive a oportunidade de me pronunciar durante um Fórum Comunitário realizado na “Casa da Cidadania”. Em ambos eu apenas gostaria de acrescentar algo de positivo nos debates, pois vivo o dia-a-dia de uma instituição que promove a cidadania dando oportunidades às crianças e jovens e que trabalha sério para manter os projetos. No primeiro Fórum haviam muitas pessoas no plenário e até concordo que a falta de tempo tenha atrapalhado, apesar do meu nome estar na lista desde o momento em que pisei no recinto. Mas ontem, somente uma pessoa havia pedido pra falar: EU.

    Queria, aproveitando a presença de todas as autoridades, dividir uma experiência de parceria que deu certo: a cessão de uso do Complexo Nadyr Barcelos (Buracanã) para a Fundação Rio Branco. Um local abandonado como todos os outros mostrados pelas fotografias do Vereador Eustáquio e que hoje é um exemplo de como boa vontade do poder executivo e visão social da iniciativa privada podem funcionar. Como estou diretamente envolvido no processo desde o início, achei que poderia ajudar nos desafios propostos neste fórum. Hoje o local encontra-se limpo em todos os sentidos, onde aproximadamente 80 crianças podem usufruir do espaço ao invés de estarem nas ruas. Hoje, as famílias destas crianças confiam na Fundação Rio Branco pois sabem que lá seus filhos encontram um ambiente seguro e saudável para a prática esportiva. Outra coisa que eu gostaria de ter feito ontem, era um convite aos vereadores para que nos visitem no Buracanã. Muitos criticam a Fundação Rio Branco, mas se quer descem dos seus carros para nos visitar ou perguntar aos moradores da região o que mudou com nossa ida pra lá. Que saiam da zona de conforto e vejam de perto o que realmente funciona. Talvez ajude a solucionar os inúmeros problemas vistos ontem.

    “Casa da Cidadania” onde o cidadão não tem voz?

    Obrigado e parabéns pela matéria!

    Grande abraço,

    Angelo.

  4. Liamara Maciel disse:

    O SR PREFEITO, cassado, continua destruindo a cidade e os ânimos dos araxaenses, acometidos de muita tristeza e até de descrença. O Fórum foi mais uma tentativa da justiça, das autoridades e comunidade de salvar Araxá.
    Ele, quando pensa que trabalha, é na base do revanchismo, “da pirraça”, da teimosia. Exemplo: a sinalização de trânsito acima das ” ruinas da fonte e do teatro”. Estava ajudando o trânsito sim, soube que em nome da harmonia do projeto (qual projeto? ) retirou as tartarugas e agora ,,, até as faixas de sinalização do asfalto! Caros e colegas motoristas, continuamos transitando ali sem orientação e segurança nenhuma..

  5. vilson disse:

    Não e novidade alguma ele não cumpri nada, administração não obedece as leis, e as matinhas de Araxá, que nem o mp obrigando o ipdsa de cuidar e cerca-las continuam do mesmo jeito faz tempo.

  6. Eduardo disse:

    Cara, como um evento sério desses chama um Prefeito CAÇADO! Com um péssimo histórico político, EXPULSO do próprio partido para participar ?
    Não percam tempo chamando um inútil para uma coisa útil. Não joguem pérolas aos porcos.
    O Zé Domingos foi porquê será ? A outra parente do prefeito não pode comparecer ?
    Gente, acorda, reuniões sérias são para pessoas sérias, de resultado.
    Pessoas como esse Dr., com todos os processos que tem, mais um, menos um tanto faz, tanto fez. Para ele, como diria um religioso que o apoia, “não dói nem um pouco” o que ele deixa de fazer ou faz.

  7. Antonio disse:

    O Dr Renato deveria fazer alguma coisa, acho que o recado pode ter siso até pra ele, o prefeito deveria é ficar mais ativo já que as centenas de processos que ele tem estão nas mãos do Dr Renato.

  8. Oliveira P disse:

    O prefeito cassado deve estar revoltado e se referindo aos vereadores, principalmente aqueles bajuladores que usam uma mascara e no fundo querem o devorar – tem vários no legislativo. Afinal, já diziam : “A hipocrisia é a fuga mais comum daquele que náo tem coragem de ser ele mesmo o que o leva sufocar seus medos e frustações no preconceito para com o outro” . Todos farinha do mesmo saco ! Politicagem mediocre, barata, nojenta e podre !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *