Justiça Eleitoral pode indeferir hoje a candidatura de Jeremias a prefeito de Tapira

A candidatura do ex-prefeito de Tapira, Jeremias Venâncio (PTB), pode ser indeferida ainda hoje pela Justiça Eleitoral. Isso porque o parecer da Promotoria Eleitoral foi pelo indeferimento da candidatura do ex-prefeito. O pedido de registro de candidatura de Jeremias aguarda julgamento desde o início do mês passado, pois seus adversários apresentaram um pedido de impugnação por improbidade administrativa. Caso a Justiça Eleitoral indefira a sua candidatura, Jeremias pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


O promotor eleitoral, Dr. Fábio Valera, não acatou o pedido de impugnação por entender que o ex-prefeito de Tapira não praticou o crime de improbidade administrativa. O parecer do promotor pelo indeferimento da candidatura de Jeremias deve-se ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que rejeitou a prestação de contas do governo do ex-prefeito referente ao ano de 2008 porque ele não cumpriu determinações contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal.


A rejeição do tribunal foi confirmada pela Câmara Municipal de Tapira em 2009. Este ano um grupo de vereadores tentou reverter a decisão para que o ex-prefeito pudesse ser candidato, mas pelo jeito a manobra política não adiantou nada. Jeremias pode recorrer ao TRE caso a Justiça Eleitoral decida pelo indeferimento de sua candidatura, sendo que ele pode fazer a sua campanha até o recurso ser julgado. Se o tribunal confirmar o provável indeferimento, o ex-prefeito não poderá seguir com sua candidatura e terá que ser substituído na chapa majoritária.


Os recursos na Justiça Eleitoral costumam ser julgados com mais rapidez e por isto muito provavelmente a decisão será proferida antes do dia 7 de outubro. Por enquanto, a única candidatura confirmada em Tapira é a do atual prefeito Barroso (PMDB). Deve ser uma situação complicada fazer campanha eleitoral com um recurso correndo no TRE. O candidato pede votos pela cidade, mas não sabe se poderá levar a sua candidatura até o final. É o caso do candidato Paulo Jibóia (PSDB), que tenta voltar ao cargo de prefeito de Ibiá. Ele teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral e recorreu.

This entry was posted in Política, Região. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>