Confira as dicas de alimentação saudável com a nutricionista Dra. Cíntia Nepomuceno

A partir de hoje os leitores do blog poderão acompanhar artigos escritos pela nutricionista Dra. Cíntia Nepomuceno. Os artigos trazem dicas de alimentação saudável para quem quer perder peso, recuperar a forma física ideal ou simplesmente cuidar da saúde. Dra. Cíntia é uma profissional que atende na rede pública de saúde, na Uniclínica e também na Nutri Spa. Neste primeiro artigo que publico hoje a nutricionista dá dicas preciosas para quem deixou os hábitos alimentares saudáveis de lado durante o período de férias. Aproveitem as dicas!


PÓS FÉRIAS

Durante o período de férias é comum, para algumas pessoas, deixar os hábitos alimentares saudáveis de lado. Portanto, o retorno às aulas e ao trabalho é, sem dúvida, a oportunidade para retomar a boa alimentação e para alguns, este pode ser o momento certo para reeducar a rotina alimentar e isso pode representar uns quilinhos a mais na volta à vida real, e fazer desse momento um grande estresse. No intuito de recuperar a forma rapidamente, esse momento inclui a prática de dietas sem fundamento, que restringem refeições e, consequentemente, nutrientes essenciais o corpo e à saúde, tornando a adesão a elas um atrativo perigoso para aqueles que querem recuperar a forma.


Listei para você leitor algumas dicas para este momento:


1.    Evite alimentos ricos em sódio que, ao contrário dos alimentos diuréticos, ajudam na retenção de líquidos no organismo e ainda aumentam a pressão arterial. Este nutriente está presente em embutidos em geral como lingüiça, salsicha, mortadela e outros; e também em temperos prontos, salgadinhos e principalmente no sal;.

2.    Evite alimentos com alto teor calórico como os gordurosos, já que o excesso não utilizado como fonte de energia tende a ser armazenado como reserva em certas regiões do corpo, podendo aumentar a gordura localizada. O excesso de açúcar e carboidratos também se transforma em energia de reserva que aumenta ainda mais a gordura localizada.

3.    Se o intestino “travou” durante as férias, aumente o consumo de frutas e verduras. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e, principalmente, fibras, estas irão regularizar o funcionamento intestinal, se associadas a uma ingestão de líquidos adequada. As fibras também estão presentes em alimentos integrais como farelo de trigo, aveia, cereais integrais, etc.

4.    Beba bastante água, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos, auxilia no funcionamento intestinal. Por isso, é essencial que se tome pelo menos 2 litros por dia.

Volte à rotina das atividades físicas, e caso não tivesse esse hábito antes das férias, adquira-o. Isso deixa a pessoa mais tranqüila e favorece a perda de gordura.

Aumente o consumo de alimentos diuréticos, eles irão auxiliar a não reter líquidos durante o processo de perda de peso. Lembre-se que um dos sinais que você exagerou na comida é o inchaço, portanto tente eliminar á retenção hídrica adquirida. Alguns exemplos deles são: erva doce, hortelã, abacaxi, melancia, maracujá, limão, morango, agrião, aspargo, salsão, coentro, salsa, berinjela, abóbora, entre outros.
Coma de 5 a 6 vezes ao dia refeições de pequeno volume. Isso te ajudará a controlar a fome e, por outro lado, auxilia o corpo a queimar gordura. Além de fazer um bom café da manhã (com pão ou cereal, leite ou derivado e fruta), almoce bem (saladas, carnes magras, arroz integral) e faça um jantar bem leve (sopa de legumes ou salada com torradas e frango, por exemplo). Isso ajuda muito no processo de perda de peso. Não se esqueça de comer algo entre as refeições, sendo que as melhores opções para esses lanches são as frutas, biscoitos integrais, sucos, sanduíches leves, iogurte, etc…

Dra. Cíntia Nepomuceno

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