Nutricionista Dra. Cíntia Nepomuceno: como emagrecer e manter-se magro!

Para começar bem o fim de semana o blog apresenta mais um artigo da nutricionista Dra. Cíntia Nepomuceno, que ensina como emagrecer e manter-se magro. Muitas pessoas que conseguem os seus objetivos após uma dieta têm dificuldades na manutenção do peso e acabam sendo vítimas do efeito sanfona. Por isso é importante ler esse artigo da Dra. Cíntia, que traz dicas importantes para manter o peso após o emagrecimento. Lembrando que a Dra. Cíntia Nepomuceno atende na rede pública de saúde, Uniclínica e também na Nutri Spa.


Como emagrecer e manter-se magro!


Primeiro, comece a comer no café da manhã.
Transforme o seu café da manhã na principal refeição do dia.
Comece o dia comendo equilibradamente para que você não se exceda nas outras refeições durante o dia e durante a noite.
Se você não tiver tempo para tomar seu café, deixe preparado na noite anterior. Se você não está acostumado a comer pela  manhã, faça um esforço e mude o seu dia a dia.


Não se esqueça! Se você não come, seu organismo não queima nenhuma gordura e vai consumir o glicogênio que está armazenado no fígado. Então, a primeira coisa a se observar se você quer maximizar a sua queima de gordura, é não deixar de comer de 3 em 3 horas, já que o corpo quando faminto consome glicogênio, que é a principal reserva energética celular e deposita gordura.


Deve-se comer de quatro a seis pequenas e nutritivas refeições por dia, contendo em geral, de 200 a 500 calorias. Cada pequena refeição deve ter uma porção de carboidrato, de proteína e uma porção de gordura saudável. O café da manhã é importante para iniciar o metabolismo, já que algumas horas após o café da manhã o metabolismo começa a diminuir, e por isso é importante que se forneça mais nutrientes ao organismo, favorecendo a queima, ao invés da armazenagem de gordura.


A pessoa que está acima do peso e por alguma razão resolve emagrecer encontrará resistências por parte de sua mente, que está acomodada a um comportamento, mesmo sendo inadequado. Um dos hábitos mais difícil de mudar é o sedentarismo.


A vantagem de fazer exercícios físicos não estão apenas relacionadas à perda de peso que proporcionam. Claro, se você pratica atividades físicas, consome calorias e emagrece. Porém, acredito que o principal benefício é a motivação. Então, sugiro para esta fase do pós-emagrecimento, que haja muita disposição para um período um pouco mais longo. Pense a longo prazo. Sempre. Quando atingir o objetivo quantitativo, prepare-se para o objetivo qualitativo. Portanto, para preservar seu bem estar adote métodos mais saudáveis, não comendo nem mais, nem menos, do que o seu corpo necessitar. Controle a ansiedade, Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.


. Estipule horários para as refeições,Beba muita água! Hidrate-se. Água desintoxica o organismo, ajuda no ganho de massa muscular, na perda de gordura e na eliminação das fezes. Beba de 2 a 3 litros por dia. Lembre-se: a hidratação acontece principalmente de dentro para fora.


. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.


. Sem jejum: Muitas pessoas pensam que se pularem uma refeição estarão comendo menos e emagrecendo. Ocorre o contrário, pois cada refeição feita após o jejum é marcada pela voracidade e assim a pessoa acaba comendo mais.


Portanto tenha bons hábitos alimentares, faça uma boa reeducação alimentar que com toda certeza irá emagrecer e manter- se magro!

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