Dra. Cíntia Nepomuceno fala da importância da alimentação para uma pele saudável

A saúde da pele depende, e muito, de uma boa alimentação. É sobre isso que a nutricionista Dra. Cíntia Nepomuceno fala em seu artigo desta semana. Vamos saber a importância da água para a nossa pele e quais alimentos podem mantê-la saudável. Dra. Cíntia explica também que acnes e cravos, que atormentam principalmente os adolescentes, podem ser combatidos com uma alimentação equilibrada associada  a um estilo de vida saudável. A nutricionista ainda lista as vitaminas e minerais responsáveis pela saúde da pele. Vale a pena ler o artigo da Dra. Cíntia Nepomuceno, que atende os araxaenses na rede pública de saúde, Uniclínica e Nutri Spa.


Qual a interferência da alimentação na saúde da pele? Quais alimentos podem contribuir para o aumento da oleosidade, surgimento de acnes e cravos? E quais podem ajudar a manter uma pele de pêssego?


Uma alimentação equilibrada, associada a um estilo de vida saudável pode contribuir com a saúde da pele fornecendo os nutrientes responsáveis por garantir sua integridade, elasticidade e brilho natural. Por outro lado, uma alimentação deficiente em determinados nutrientes pode ser refletida em uma pele sem vida. Desta forma, na dieta para garantir a saúde da pele é importante incluir principalmente fibras, água, vitaminas e minerais diariamente na alimentação.


A oleosidade da pele e o surgimento da acne são problemas de inúmeras causas, sendo as alterações hormonais as principais responsáveis, principalmente na adolescência. A alimentação, associada a um estilo de vida saudável, pode amenizar o problema, porém não consiste num tratamento único. Veja as principais recomendações para a manutenção de uma pele saudável:


Orientações gerais:


Evitar excesso de gorduras;


Ingerir uma quantidade adequada de proteínas: melhoram a recuperação tecidual e favorecem o equilíbrio celular e o crescimento celular;


Manter uma hidratação adequada: o consumo de água é imprescindível à beleza, controla os níveis nutricionais sanguíneos e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular;


Ingerir diariamente frutas e folhas – esses alimentos são ricos em fibras desempenhando um papel importante na saúde da pele pois contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando a eliminar as toxinas do organismo.


Vitaminas e minerais responsáveis pela saúde da pele


Beta-caroteno: é convertido em vitamina A pelo organismo, sendo essencial para a constituição e manutenção de uma pele saudável. Principais fontes: vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa.


Vitamina C: também responsável pela constituição e manutenção de uma pele saudável auxiliam na cicatrização de feridas. Têm como principais fontes frutas cítricas e verduras verde-escuro.


Vitamina E: atua na manutenção da integridade da pele. Suas principais fontes são: nozes e óleos vegetais.


Vitaminas do complexo B: auxiliam na regulação da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, contribuindo para uma pele mais sequinha. Suas principais fontes são: cereais, grão integrais e pães, feijão e outros legumes, além de carnes magras.


Zinco: estimula a multiplicação das células, auxiliando na sua rápida renovação.


Uma dieta diária que tenha em torno de quatro porções de frutas e três porções de verduras e/ou legumes é suficiente para fornecer a quantidade adequada dessas vitaminas e minerais refletindo numa pele saudável.


Antioxidantes na prevenção do envelhecimento precoce da pele


Essas substâncias diminuem os efeitos dos radicais livres, retardando o processo do envelhecimento precoce da pele. Dentre várias substâncias com capacidades antioxidantes, destacam-se:


ß-caroteno: vegetais folhudos verde-escuros, batata doce, cenoura, couve, espinafre e abóbora, entre outros.

Glutationa: abacate, aspargo, melancia, morango, batata branca, brócolis, tomate cru, entre outros.

Indóis: brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve flor, agrião, couve, rabanete e nabo.

Licopeno: tomate, melancia, damasco.

Quercitina: cebola, uva vermelha, brócolis e abóbora amarela italiana.

Coenzima Q10: sardinha, amendoim, nozes, semente de gergelim.

Vitamina C: pimentão verde e vermelho, brócolis, couve de bruxelas, couve flor, morango, espinafre e frutas cítricas.

Vitamina E: óleos vegetais, amêndoas, soja, sementes de girassol.


Qual o papel da água para manter uma pele saudável?


A ingestão adequada de água favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele e garante a sua hidratação. Além disso, a água trabalha junto com as fibras estimulando o trânsito intestinal e eliminando as toxinas do organismo impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele. A quantidade média de água a ser consumida por dia para promover benefícios à saúde da pele é de 8 copos ou 2 litros.

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