Nutricionista Dra. Cíntia Nepomuceno fala sobre alimentação antes e depois dos exercícios físicos

O artigo de hoje da nutricionista Dra. Cíntia Nepomuceno fala sobre a importância da alimentação e antes e depois dos exercícios físicos. Tem muita gente que acha que o correto é se exercitar em jejum. Será mesmo? A nutricionista tira essa dúvida em seu artigo. E depois dos exercícios? A pessoa pode comer logo após realizar os exercícios físicos? Todas essas informações estão neste artigo da nutricionista Dra. Cíntia Nepomuceno, que atende os araxaenses na rede pública de saúde, Uniclínica e Nutri Spa. Vale a pena ler o artigo!


Dieta Pré e Pós-Exercício: Qual a Melhor Estratégia?


O principal objetivo de uma refeição pré-exercício é fazer com que o esportista não se sinta fraco e nem lento antes e durante a atividade. Por isso, da mesma forma que o jejum é contra indicado neste momento, o recomendado é não iniciar um treino com o estômago totalmente cheio, o que pode diminuir a performance e até trazer consequências desagradáveis, como indigestão, náuseas e até vômitos.


Uma boa recomendação é fazer uma refeição grande, como um café da manhã completo ou almoço, de 2 à 4 horas antes do exercício, respectivamente. Se o tempo entre a última refeição e o horário do início do treino for inferior (como as pessoas que acordam e vão treinar imediatamente), priorize apenas os carboidratos (pão, biscoito ou bolo simples, barra de cereais, géis de carboidrato, frutas) e dispense as proteínas (leite, queijo, iogurtes) e as gorduras em geral. Isso melhora a absorção dos carboidratos, que são essenciais para este momento, pois garantem energia, e não “pesam” no estômago para a hora do treino.


Alguns alimentos ricos em fibras, como cereais fibrosos, grãos, hortaliças cruas e algumas frutas, como laranja com bagaço ou abacaxi, não são recomendados neste momento, pois podem causar desconforto intestinal.


Alimentar-se para obter o melhor desempenho também inclui fazer uma escolha inteligente dos alimentos a serem ingeridos após o exercício físico. Isso restabelece os músculos do atleta para o próximo evento ou competição.


Para recuperar totalmente a energia muscular, é necessário comer nos primeiros 30 minutos após o exercício e fazer outras refeições pequenas a cada três horas.


Se não é possível ingerir alimentos sólidos nos primeiros 30 minutos ou se não houver alimentos disponíveis, recomenda-se beber dois copos de uma bebida esportiva. É igualmente importante hidratar-se após a atividade física.

Dra. Cíntia Nepomuceno

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