Nutricionista Dra. Cíntia Nepomuceno dá dicas para evitar a celulite

Vamos começar a semana publicando um novo artigo da nutricionista araxaense Dra. Cíntia Nepomuceno. O assunto é um verdadeiro terror para a maioria das mulheres, a celulite.  A nutricionista dá dicas preciosas de alimentação para prevenir e evitar a celulite. Cíntia lembra ainda que além de uma dieta equilibrada, a prática constante de exercícios físicos é uma forte aliada no combate à celulite. Lembrando que a nutricionista Dra. Cíntia Nepomuceno está atendendo na Centroclínica, na Avenida Imbiara nº 880, logo acima do Estádio Fausto Alvim, com os telefones 3662-3334 e 3661-2967.

Confira o artigo da Dra. Cíntia Nepomuceno:


Celulite


Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam preveni-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes e deixando de tomar chá preto, mate, café e álcool. Evitar os alimentos enlatados, que contém muitos conservantes. Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite. Essas são compreendidas pelo sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyo e inglês. A lactose (açúcar do leite) também pode exercer esse papel, devendo esse ser consumido com moderação. Prefira iogurtes e queijos que possuam teor de lactose diminuído. Também é importante reduzir as gorduras da dieta, pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e consequentemente o aumento de peso, extremamente relacionado com a potencialização da celulite. Associado a uma dieta equilibrada, deve-se praticar exercícios regularmente.
Os alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia, além de diminuir a absorção de gordura dos alimentos e controlar a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável e tonificada.


Deve-se beber no mínimo dois litros de água por dia para hidratar o corpo, este procedimento ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e auxilia no tratamento da celulite. Além disso, engana o estômago dando a sensação de saciedade.


Faça várias refeições ao dia em pequenas porções. Facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.


Mastigue bem os alimentos. Este processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lenta. Isto implica em maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais.


DICAS PARA EVITAR A CELULITE


Devem ser consumidas fontes magras de proteína, como clara de ovo , aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, filé mignon. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas.


Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.
Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. Na vontade de comer um doce, prefira uma barra de cereais.


Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos;
Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino.


Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como bolacha água, margarina sem sal, vegetais em geral, temperos naturais pois o sal ajuda a reter líquidos no organismo e consequentemente na gordura localizada.


Não adicione muito sal durante a preparação dos alimentos ou quando prontos. Uma dica é não colocar o saleiro à mesa.
Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes somente fornecem calorias não possuindo nenhum valor nutritivo, prefira sucos naturais ou água.


Realize exercícios físicos do tipo aeróbios para favorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta, natação.

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