FestNatal Araxá teve 200 mil visualizações nos canais oficiais

O FestNatal Araxá foi encerrado na última segunda-feira, 21 de dezembro, após dez dias de impressionante audiência nos canais virtuais. Foram mais de 200 mil visualizações ao longo de dez dias (número fechado na manhã de terça-feira, dia 22). “O grande desafio foi achar esse formato. Encontramos um caminho que foi realmente muito interessante e que, de fato, abraçou a população”, ressalta Elisa Baião, presidente da Fundação Cultural Acia.

 

O evento este ano teve uma programação online, com espetáculos transmitidos ao vivo, como em grandes programas de entretenimento. O complexo do Barreiro também foi todo preparado com um cenário natalino para receber a população em diferentes momentos e de forma segura, sem aglomerações e aproveitando as belezas dos grandes espaços.

 

Na entrada os visitantes foram recebidos com um kit com álcool gel e orientações de prevenção. O cenário natalino, totalmente acessível, incluiu grandes árvores de natal, presépio e símbolos do período. O estacionamento do Grande Hotel e outros pontos da cidade receberam a exposição interativa ‘Minhas Histórias’. A fachada do castelo foi iluminada com efeitos que encantaram os visitantes. “Maravilhoso. Não estava saindo de casa, mas depois que vi na internet como estava aqui e que realmente estava seguro, resolvi vir e foi encantador”, conta a professora Laura Dias.

 

Palco para todos

 

O palco do Salão Minas Gerais, espaço das apresentações virtuais do FestNatal Araxá 2020 foi um espetáculo à parte. Integrado ao preciosismo arquitetônico do local e seus grandes lustres, teve destaque ainda maior com uma iluminação interativa. “Cenário perfeito! Imagino a acústica…”, comentou Elenita Melo, no chat ao vivo do YouTube.

 

Ao longo de dez dias foram 23 apresentações musicais. Nomes como Diego Fiqueiredo (eleito o embaixador do Festival), Toquinho, Renato Teixeira, Mestrinho, Bia Marchese, Marcos Biancardini, Mariana Rios, Emílio & Eduardo, Hammond Grooves, Os Arachás – Pais e Filhos, entre outros; se apresentaram entre mais de 50 atrações de dança, contações de histórias, oficinas de artesanato, receitas, teatro de bonecos, microsséries e um curta. “Tudo produzido localmente com profissionais de produção, áudio, vídeo, edição, tradução de libras e finalização de Araxá; além dos artistas da terra”, destaca Wanilza Vieira, produtora de artes cênicas do festival.

 

Trabalho com segurança


 

Para oferecer ao público mais de 40 horas de atrações culturais uma grande equipe foi formada e trabalhou tanto em gravações externas quanto na nova casa do FestNatal, o Complexo do Barreiro. Com o intuito de garantir a segurança de todos em relação à transmissão do coronavírus, os profissionais foram testados antes do evento.

 

Ainda assim, apenas os apresentadores tinham permissão de ficar sem máscaras enquanto estavam no ar e a orientação foi que todos utilizassem álcool gel e lavassem às mãos com frequência. “Foi a mesma orientação que demos ao nosso público durante as transmissões. Seguindo o protocolo planejado, a equipe com mais de 30 profissionais está perfeitamente saudável e seguirá monitorada nos próximos dias”, conta um dos produtores do evento, Jhonathan Nicoletti.

 

 

Novos talentos

 

No domingo (20) o FestNatal e o Rotary Club Araxá Sul realizaram uma live para a apresentação dos finalistas do Concurso de Novos Talentos 2020. Foram 12 candidatos que participaram das finais divididos em quatro categorias.

 

A votação para escolha dos vencedores foi feita através do site do FestNatal Araxá e somou 16.292 votos.

 

Os vencedores foram:

 

Vocal Infanto-Juvenil: Ana Luiza Ribeiro

 

Vocal Adulto: João Pedro Fernandes Lima

 
Instrumental Infanto-Juvenil: Yuri Almeida Passos de Abreu – violino

 

Instrumental Adulto: Fernanda C. de Aguiar Rosa – bateria

 

Balanço

Para a presidente da Fundação Cultural Acia, os números expressivos são indicadores, mas o importante mesmo são os resultados que eles não conseguem expressar. “A gente pode transmitir não só para nossa a cidade, mas para o mundo inteiro o que há de melhor dos artistas locais, regionais e de renome nacional. Mostramos a cara do FestNatal para o mundo e esse caminho dos espetáculos online é um caminho sem volta, haja visto o sucesso que tivemos. Mesmo em um cenário futuro, podendo receber o público no FestNatal, deveremos continuar também chegando às casas das pessoas”, explica Elisa Baião. “O tema deste ano ‘A magia e a arte onde você estiver’ deixou um gostinho de quero mais e estamos prontos para surpreender em 2021”, finaliza. 

 

Tudo gratuito

 

Toda a programação do FestNatal Araxá foi gratuita. Com apoios diversos de serviços, voluntariado da comunidade, incentivos, recursos privados e governamentais destaca-se que o FestNatal Araxá teve a apresentação do Ministério do Turismo e da CBMM. Foi realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio Master da CBMM. Teve o patrocínio do Zema e Bem Brasil com o apoio da ACIA Araxá, TV Integração, Tauá Grande Hotel, Click Telecom, CDL Araxá e Codemig. Uma realização da Fundação Cultural Acia, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

This entry was posted in +, Arte e Cultura, Cidade. Bookmark the permalink.

Comments are closed.