#prontofalei – Dez pré-candidatos a prefeito em Araxá

Junho é o mês em que o Congresso Nacional e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baterão o martelo sobre as datas das eleições municipais no segundo semestre do ano. Como já estamos praticamente na metade de junho, as movimentações na política local se intensificaram. O vereador Fabiano Santos, cotado para ser vice na chapa encabeçada pelo empresário Sérgio Furtado, confirmou nesta semana que é mesmo pré-candidato a prefeito pelo PSD. Enquanto isso, Sérgio, do PSL, continua se apresentando como pré-candidato a prefeito para as lideranças com quem tem se reunido, inclusive de partidos que já anunciaram pré-candidaturas ao Executivo.

 

Já o PT mudou o seu pré-candidato a prefeito. Em nota enviada à imprensa, o PT informou que o ex-vice-prefeito Eustáquio de Lima, que tinha se colocado à disposição para encabeçar a chapa majoritária da legenda, abriu mão da sua pré-candidatura ao Executivo em correspondência encaminhada ao partido. Diante dessa situação, o PT anunciou que já escolheu um novo pré-candidato a prefeito. Trata-se do professor Jales André, que é o presidente do diretório municipal do partido em Araxá. O pré-candidato a vice-prefeito é Reginaldo Donisete, que já se candidatou a vereador em eleições passadas pelo PT. O partido, que tem o vereador Zezinho da Aserpa, também montou uma chapa proporcional.

 

Quem ainda não anunciou oficialmente a sua candidatura, mas já está pedindo apoio por meio de aplicativos de mensagens, é o empresário Sérgio Chaer, do PTB. Tive acesso a uma dessas mensagens nesta semana. Na mensagem, ele pede o apoio do destinatário nas eleições deste ano e informa que é pré-candidato a prefeito de Araxá. Além de pedir apoio, o empresário diz que o destinatário pode acrescentar muito na elaboração do seu plano de governo. Sérgio Chaer foi candidato a deputado estadual em 2010, ano em que Bosco foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Falando nisso, o deputado Bosco, do Avante, responde para quem lhe pergunta que é pré-candidato a prefeito.

 

A única chapa majoritária totalmente definida até o momento é a do partido Novo, composta pelo pré-candidato a prefeito Emílio Neumann e o vice Marcos Amaral. Os pré-candidatos a prefeito Robson Magela, do Cidadania, e Mauro Chaves, do Republicanos, decidiram há algum tempo que estarão juntos na eleição municipal, mas ainda não houve a definição de qual deles será o cabeça de chapa. Isso deve ocorrer até o fim deste mês. A vice-prefeita Lídia Jordão, do Patriota, mantém a sua pré-candidatura a prefeita da cidade e segue tentando atrair legendas para a formação de uma chapa majoritária.

 

A pré-candidata Ana Paula Machado, do PROS, também não tem um companheiro de chapa até o momento. A vaga de pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por ela deve ser preenchida pelo partido Solidariedade. Só nesta coluna citei o nome de dez pré-candidatos a prefeito de Araxá. No frigir dos ovos esse número vai diminuir. Mas mesmo assim a eleição deste ano pode ter um número bem maior de candidatos ao Executivo em relação aos pleitos anteriores. Aguardemos as convenções. #Eleições2020

 

Coluna #prontofalei publicada na edição nº 3818 do jornal Correio de Araxá em 13 de junho de 2020

 

This entry was posted in #prontofalei. Bookmark the permalink.

Comments are closed.