#prontofalei – Pré-candidatos em busca de apoios

As datas das eleições municipais deste ano seguem indefinidas. A definição depende da evolução da pandemia do novo coronavírus em nosso país. Certo mesmo é que em Araxá a eleição será decidida em turno único. Apenas cidades com mais de 200 mil eleitores têm segundo turno. Por enquanto, a data da eleição municipal em nossa cidade é 4 de outubro. Os pré-candidatos a prefeito continuam se movimentando em busca de apoios. A vice-prefeita Lídia Jordão permaneceu no Patriota e formou uma chapa completa de pré-candidatos a vereador. O partido da vice-prefeita provavelmente terá o maior número de mulheres tentando uma vaga na Câmara Municipal na eleição deste ano.

 

Lídia tenta fechar apoios para a sua pré-candidatura a prefeita, mas tem encontrado dificuldades. Ela continua conversando com diversas lideranças políticas da cidade na busca de partidos para compor com o Patriota na coligação majoritária e de um pré-candidato a vice-prefeito para a sua chapa. Muitos acreditam que, mesmo se permanecer isolada politicamente, Lídia vai concorrer ao cargo de chefe do Executivo municipal. Nesse caso, ela escolheria um pré-candidato a vice-prefeito dentro do próprio Patriota, formando assim uma chapa pura. Já o deputado estadual Bosco continua na lista de pré-candidatos a prefeito de Araxá. Mesmo sem confirmar a sua pré-candidatura, Bosco não esconde de ninguém que participará da eleição municipal deste ano. Resta saber se será como candidato ou apoiando uma das chapas majoritárias.

 

O vereador Fabiano Santos e o empresário Sérgio Furtado seguem caminhando juntos na formação de uma chapa majoritária para a eleição deste ano. Fabiano está no PSD e Sérgio no PSL, sendo que os dois partidos também formaram chapas completas de pré-candidatos a vereador. Ambos se apresentam como pré-candidatos a prefeito, mas os seus apoiadores já afirmam nos bastidores que Sérgio será mesmo o cabeça de chapa. Fabiano ficará com a vaga de pré-candidato a vice-prefeito. PSD e PSL devem ter o apoio de outros partidos na coligação majoritária. Eles já contam com o apoio do PSC, cujo diretório municipal em Araxá é presidido pelo sindicalista Hely Aires. Fabiano e Sérgio também conversam com outras lideranças políticas da cidade e tentam o apoio do prefeito Aracely de Paula.

 

A novidade dentro do grupo político do prefeito Aracely é que um nome que tinha esfriado volta a ganhar força para a eleição majoritária. Braço direito do prefeito desde que ele assumiu em novembro de 2014, a secretária de Governo Lucimary Ávila pode ser a pré-candidata a prefeita do grupo que hoje está no poder. Ela tem a total confiança do prefeito, com quem trabalha desde os tempos em que ele era deputado federal. Lucimary participa de todas as decisões da Administração Municipal. Ela está filiada ao Democratas e logo de saída a sua pré-candidatura já teria os apoios de PL e PDT, legendas comandadas em Araxá pelo prefeito Aracely. Até as convenções partidárias, no meio do ano, outras novidades podem surgir nos bastidores da política local. #Eleições2020

 

Coluna #prontofalei publicada na edição nº 3813 do jornal Correio de Araxá em 9 de maio de 2020

 

 

This entry was posted in #prontofalei. Bookmark the permalink.

Comments are closed.