#prontofalei – A dança das cadeiras na Câmara Municipal

Depois de um Carnaval chuvoso, onde faltou água nas torneiras em alguns setores de Araxá, o mês de março chega trazendo as definições partidárias para a eleição municipal deste ano. De acordo com a legislação eleitoral, a pessoa que quer se candidatar precisa estar filiada a um partido político até o próximo dia 4 de abril. Muitos pré-candidatos já se filiaram, mas alguns deixaram para bater o martelo em cima da hora, o que faz de março um mês decisivo. Os vereadores terão uma janela, que começa em 5 de março e termina em 3 abril, para trocar de partido sem perderem os seus mandatos.

 

Mais da metade dos vereadores deve trocar de partido nessa janela aberta pela Justiça Eleitoral. O Republicanos perderá os dois vereadores que tem atualmente e ganhará um. Pré-candidato a prefeito de Araxá, o vereador Robson Magela decidiu deixar o Republicanos ainda em 2019, quando o partido era comandado pelo seu colega Fabiano Santos. Robson nunca escondeu o seu descontentamento com Fabiano por algumas atitudes dele como presidente da Câmara. Uma delas aconteceu em 2018, quando Robson solicitou a realização de um Fórum Comunitário para debater com a comunidade a construção do viaduto da rua Uberaba, mas Fabiano ignorou o pedido.

 

Fabiano, que também é pré-candidato a prefeito da cidade, pretendia permanecer no Republicanos, mas foi surpreendido por uma decisão do comando estadual do partido que retirou o seu grupo do comando da legenda no fim de janeiro deste ano. Depois de conversar com alguns partidos, Fabiano decidiu que se filiará ao PSD, que atualmente não tem nenhum vereador em Araxá. O grupo que assumiu o Republicanos em Araxá é do vereador Fárley Cabeleireiro, que deixará o Democratas. Fárley será o único vereador do Republicanos na cidade. Já o Democratas, que agora é comandado pelo grupo do prefeito Aracely de Paula, deve ficar sem nenhuma cadeira na Câmara Municipal.

 

Robson Magela se filiará ao Cidadania, partido que também receberá o vereador Raphael Rios, que não ficará no Solidariedade. Sendo assim, o Cidadania terá dois parlamentares no Legislativo de Araxá. Robson e Raphael são muito próximos desde o início da atual legislatura e agora estarão na mesma legenda. Quem também trocará de partido é o vereador Ceará da Padaria, que deixará o PMB e se filiará ao PROS. Outro que irá respirar novos ares é o vereador suplente Pastor Claudenir Dias, que deixa o Legislativo no fim de março para a volta do titular Edinho Souza. Claudenir deixará o Progressistas. Ele recebeu convites de alguns partidos, porém ainda não definiu o seu futuro. O Progressistas passou a ser comandado em Araxá pelo grupo do ex-vereador Mauro Chaves, que é pré-candidato a prefeito.

 

O PSL, que atualmente tem dois parlamentares em Araxá, passou a ser comandado ainda em 2019 pelo vereador Luiz Carlos. Com a janela de março, Luiz Carlos deixará o Podemos para se filiar ao PSL. Porém, o partido não vai aumentar o número de cadeiras no Legislativo. O vereador Hudson Fiúza deve permanecer no PSL, mas a sua colega Fernanda Castelha já anunciou que deixará o partido. A saída da vereadora já era esperada, pois ela e Luiz Carlos tiveram alguns desentendimentos durante a atual legislatura. Fernanda ainda não decidiu em qual partido se filiará.

 

A tendência é que os demais vereadores permaneçam nos partidos em que estão filiados, mas outras mudanças não estão descartadas até o fim da janela. As regras para as eleições proporcionais mudaram neste ano. Agora os partidos não podem mais fazer coligações na eleição para vereador. Isso significa que um partido tem que ter 23 pré-candidatos ao Legislativo para ter chapa completa. As coligações nas eleições majoritárias (para prefeito) estão mantidas. Vamos acompanhar a dança das cadeiras na Câmara Municipal em março e também as filiações partidárias, afinal ainda tem pré-candidato a prefeito sem partido em Araxá. #Eleições2020

 

Coluna #prontofalei publicada na edição nº 3803 do jornal Correio de Araxá em 29 de fevereiro de 2020

 

This entry was posted in #prontofalei, Destaques. Bookmark the permalink.

Comments are closed.