Coluna Nilton Ribeiro – Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Comemorado em todo o mundo, a iniciativa começou nos EUA, quando durante esse mês várias ações de combate ao câncer de mama eram realizadas em vários estados daquele país.

 

Após alguns anos dedicando esse mês ao conhecimento, prevenção e tratamento da doença, o Congresso Nacional dos EUA determinou que outubro fosse o mês nacional de prevenção do câncer de mama, sendo esse o seu objetivo.

 

A partir de então, mundialmente em outubro, vários hospitais, clínicas e institutos facilitam o acesso aos exames de diagnósticos oncológicos.

 

No Brasil, a iluminação de monumentos em tons de rosa, tais como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e Araxá, e o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, são mais uma ação de conscientização da campanha.

 

A cor rosa se une ao mês pelo fato de o laço cor-de-rosa ser o símbolo oficial contra esse tipo de câncer que acomete, na sua grande maioria, mulheres. A escolha da cor deve-se justamente a esse fato, uma vez que é a principal cor a expressar feminilidade.

 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, e há vários tipos. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.

 

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para 2020, são esperados mais de 60.000 casos novos da doença no Brasil. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

 

Portanto, homens e mulheres devem aderir à promoção do outubro rosa. Devemos participar, conscientizando a todos a importância de se fazer os exames e consultar o médico sempre que perceber alguma alteração. A nossa saúde é nosso maior BEM!

 

PREVENIR é um ato de AMOR!

 

 

Nilton Ribeiro Júnior

Fisioterapeuta no CER – APAE

Fisioterapeuta no CRI – Santa Casa

Fisioterapeuta na Clínica Anjos que Cuidam

This entry was posted in Nilton Ribeiro. Bookmark the permalink.

Comments are closed.