Internauta está indignada com demolições de casarões no Centro de Araxá

Casarões demolidos. Foto: Facebook.A internauta Meiry Bernardes registrou na seção “Reclame Aqui” deste blog a sua indignação com as demolições de dois casarões que se existiam na Praça São Domingos, ao lado da tradicional loja Casa das Linhas. As demolições aconteceram no último fim de semana e os casarões da foto ao lado não existem mais. Meiry afirma que os governantes e a sociedade não fazem nada para proteger o patrimônio histórico da cidade. Ela sugere que os vereadores de Araxá melhorem a legislação já existente para que o patrimônio histórico seja resguardado.

Leia na íntegra o que escreveu a internauta:

Germano, gostaria de registrar minha indignação com a falta de respeito com o patrimônio histórico de Araxá. Mais uma vez, imóveis antigos foram demolidos em nossa cidade e ninguém fez nada, pior, nem comentam. Duas casas que se localizavam na Praça São Domingos, simplesmente, deixaram de existir nesse fim de semana. Nossos governantes, e a sociedade, não fazem nada para proteger nosso patrimônio histórico e, simplesmente, deixam de lado a importância que é a nossa memória. Não é muito difícil agir. Nossos vereadores deveriam resguardar nosso patrimônio melhorando a legislação já existente, além de fiscalizar a atuação do Executivo nesse sentido, exigindo o cumprimento das leis que regem o patrimônio histórico de Araxá. Do jeito que as coisas estão indo, Araxá não poderá, em breve, receber o título de cidade turística, pois não vai ter muito o que mostrar. É possível o moderno conviver com o passado. O que não pode é ficarmos sem memória. Meiry Claudia de Melo Bernardes.”

This entry was posted in Destaques, Reclame Aqui. Bookmark the permalink.

8 Responses to Internauta está indignada com demolições de casarões no Centro de Araxá

  1. viviane ganzarolli de castro disse:

    quem gosta de casa velha é CUPIM

  2. Ricardo disse:

    Entendo que a memória histórica e cultural deva ser preservada, isso faz parte da nossa vida. Mas quem vai bancar a restauração dos casarões para que as “Senhoras de Araxá” possam continuar a contemplar os lindos casarões ?? Será que essas pessoas tem a mínima noção de quanto fica uma restauração desse tipo (é “restauração” e não “reforma”) ? Esse tipo de intervenção só pode ser feito por pessoal altamente especializado, que não se encontra em qualquer lugar, e por um preço absurdo. Comparar casas antigas de Araxá (que não tem mais que 80 anos com as edificações de Ouro Preto, que tem mais de 300 anos é muita falta de noção.
    Dessa forma, o proprietário do imóvel, não tem como restaurar, porque fica muito caro, não pode alugar, porque está muito velho, não pode vender, porque faz parte do “patrimônio da cidade”, ficando assim com um abacaxi gigantesco para descascar sozinho (IPTU, agua, luz e falta de segurança pois não se pode colocar uma grade porque altera a “linda fachada”).
    Na minha opinião, para que esse patrimônio possa ser preservado, o melhor seria que a sociedade de araxá o comprasse, com dinheiro público é claro, pois se trata do nosso “patrimônio histórico…..
    E quem já ouviu falar de algum turista que veio para Araxá contemplar o centro histórico ?? Ninguém !!! Araxá deixou de possuir centro hitórico à muitos anos, sobrando meia duzia de casas caindo aos pedaços,,,,
    Descer a ripa nas costas dos outros é fácil, difícil á apresentar argumentos, como o fiz agora.
    Abraço a todos !!

    • Meiry Claudia de Melo Bernardes disse:

      Ricardo, a cidade recebe recursos para conservar seu patrimônio histórico, mas infelizmente, ele é usado para outras finalidades. Existem órgãos, federal e estadual, que ajudam na conservação do patrimônio histórico, é só ter atuação política para que isto aconteça em nossa cidade. Concordo quando você comenta sobre a situação dos donos dos imóveis. Entretanto, com vontade política e apoio da sociedade, nossa memória poderá ser preservada.

  3. Igor disse:

    Além de destruírem a história, normalmente se constrói algo de péssimo gosto. Mas aqui em Araxá manda quem pode $$$…

  4. jereba disse:

    Quem são esses novos ricos?

  5. Ivana disse:

    Também compartilho minha indignação.
    De repente, no domingo, me deparei com tudo no chão.
    A história de Araxá está literalmente indo para o ralo. Ninguém faz nada.
    Não se preserva nada, só detrói. O centro de Araxá está horrível, cada vez mais jogam a história no chão e constroem prédios horríveis, com telhas galvanizadas, sem nenhuma beleza.
    Muito triste o que acontece em Araxá! Em todos os sentidos…

  6. geraldo barbosa neto disse:

    QUEM ESTÁ DEMOLINDO ESTAS CASAS SÃO DOIS NOVOS RICOS DE ARAXÁ. É REVOLTANTE VER O QUE ELES FAZEM, MAS UM NÃO TEM NENHUM COMPROMISSO COM ARAXÁ E SE AS CASAS FORAM DERRUBADAS FINAL DE SEMANA FOI PORQUE NÃO TEM ONDE RECLAMAR, MAS ARAXÁ É CURVA DE RIO.

    • germano rios disse:

      Pois é. Pelo menos os nomes dos donos dos imóveis poderiam ser divulgados. Mas em Araxá, em nenhuma gestão, nunca a preservação dos casarões foi levada a sério. Se nossos prefeitos governassem Ouro Preto, aquilo já estaria tudo derrubado e no lugar um “lindo” shopping…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>