Raphael Rios estimula criação de agenda para debater abertura do curso de Odontologia no Uniaraxá

A implantação do curso de Odontologia no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) foi o principal assunto abordado pelo vereador Raphael Rios na reunião da Câmara Municipal no último dia 6 de agosto. Durante seu pronunciamento, ele falou sobre o reflexo educacional, econômico e social que a abertura do curso traria para a cidade.

 

Raphael considera este tema com um dos mais importantes abordados durante seus dois anos e meio de mandato. O vereador ressaltou que o futuro curso proporcionará um grande ganho para Araxá, se tratando de desenvolvimento no ensino superior, fomento da economia local e atendimento à comunidade.

 

“Tanto no acesso ao ensino superior, tendo em vista que muitos araxaenses e estudantes da região precisam procurar outras universidades, quanto na ampliação do atendimento à população local e regional”, destacou Raphael.

 

Para se ter uma ideia, Raphael Rios destacou que o projeto do Uniaraxá estima cerca de 10,8 mil procedimentos mensais na área da odontologia, mobilizando universitários, estagiários, professores, profissionais do setor, clínicas e a comunidade.

 

Raphael Rios solicitou ao presidente da Comissão de Educação e Saúde da Câmara, vereador Fárley Pereira de Aquino, o agendamento de reunião interna de trabalho para debater a implantação do curso.

 

Serão convidados o prefeito Aracely de Paula, secretárias Lucimary Ávila (Governo), Diane Dutra (Saúde) e Edna Resende Campos (Educação), o procurador-geral Jonathan Ferreira, o reitor do Uniaraxá, José Oscar de Melo, e o presidente da Fundação Cultural de Araxá (mantenedora do Uniaraxá), Fabrício Borges Oliveira. A reunião está prevista para 26 de agosto, às 14h, no Gabinete da Presidência da Câmara.

 

“É o primeiro passo para mobilizarmos o Poder Executivo e a Câmara, e desta forma para que este projeto possa chegar às empresas que poderão ser parceiras do projeto. É um engajamento que vai trazer divisas para a nossa cidade, somando forças, com o reconhecido trabalho do reitor José Oscar e do presidente Fundação Cultural de Araxá, Fabrício Borges, para que este curso se torne realidade”, concluiu Raphael Rios.

 

Pousada que atende pacientes de Araxá em Barretos 

 

Raphael Rios ainda destacou na tribuna uma viagem feita a Barretos (SP) e Uberaba para conhecer os locais de acolhimento aos pacientes de Araxá com câncer, que fazem tratamento nos hospitais de Amor e Hélio Angotti.

 

Em Barretos, na Pousada Rosa Amiga, Raphael foi recebido pela proprietária Maria Rosa Oliveira Pádua e também conversou com pacientes, que destacaram o acolhimento da pousada, a sua ampla estrutura, cardápio especial e sala de TV.

 

Atualmente, o espaço recebe cerca de 30 pessoas de Araxá que são acolhidas diariamente ou passam temporadas, dependendo do tratamento. A empresária destacou que contrato da pousada com a Prefeitura de Araxá está em dia. O vereador também conversou com os pacientes sobre mudanças no transporte.

 

Logo em seguida, Raphael Rios conheceu as instalações do Hospital de Amor (Hospital do Câncer), que em 2018 atendeu mais de 190 mil pacientes, 20 mil a mais em comparação a 2017. Só em 2018 foram feitos mais de 948 mil procedimentos, entre consultas, exames, terapias e cirurgias, abrangendo pacientes de mais de 2,1 mil cidades de todos os Estados brasileiros.

 

Em Uberaba, o vereador foi recepcionado na Casa de Apoio pelas coordenadoras Eliane e Elaine Mota, que são irmãs. O espaço é mantido pela Prefeitura de Araxá e há períodos que chega a receber 120 pacientes por dia.

 

O local tem boa estrutura, cardápio específico, salas de TV e espaço para jogos. Em contato com os pacientes, o vereador teve conhecimento de algumas demandas que serão apresentadas à secretária municipal de Saúde, Diane Dutra.

 

“Um bom atendimento colabora positivamente para a saúde dos pacientes. Isso significa muito no tratamento de doenças tão árduas como o câncer”, destacou Raphael Rios.

 

Indicações

 

– Secretaria de Serviços Urbanos: Pavimentação asfáltica, limpeza e capina no loteamento Bosque dos Ipês.

 

– Cemig: Instalação de postes de iluminação no loteamento Bosque dos Ipês.

 

– Copasa: Instalação de rede de esgoto no loteamento Bosque dos Ipês.

 

– Secretaria de Serviços Urbanos: Pavimentação asfáltica na rua Lourival Pereira de Andrade, na Vila Silvéria.

 

– Asttran: Instalação de redutor de velocidade na rua Totonto Pereira, no bairro Santo Antônio, trecho próximo à antiga Nestlé.

 

– Secretaria de Serviços Urbanos: Limpeza, capina e manutenção permanente na Matinha do bairro São Francisco.

This entry was posted in Cidade, Política. Bookmark the permalink.

Comments are closed.