#prontofalei – Quem será o candidato a prefeito do Novo?

Nesta semana o site do jornal O Tempo, de Belo Horizonte, veiculou uma reportagem com o seguinte título: “Primo de Zema constrói candidatura a prefeito de Araxá”. O site da capital informou que o empresário araxaense Ricardo Zema Guimarães já estaria articulando o seu nome para a eleição municipal do ano que vem. Ainda de acordo com a publicação, Ricardo estaria construindo a sua pré-candidatura à Prefeitura de Araxá e por isto tem sido visto com frequência na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, onde teria contato com dirigentes do Estado em uma tentativa de mostrar serviço nas redes sociais.

 

A reportagem do jornal O Tempo informa que a ideia de Ricardo é aparecer junto do primo, o governador Romeu Zema, em eventos de agenda positiva em Araxá para impulsionar a sua presença aqui na mídia local. Não sei se alguém do jornal conversou com o araxaense para saber se a ideia dele é essa mesma ou se tudo não passa de mais uma maneira encontrada pela imprensa da capital para cutucar o seu primo governador do Estado, que continua sem investir na mídia mineira porque o Estado não tem recursos disponíveis para tal. Nunca é demais lembrar que Minas Gerais está quebrada depois dos desgovernos de PT e PSDB que não tiveram nenhuma responsabilidade com o suado dinheiro dos contribuintes mineiros.

 

Mas, se por acaso, a ideia do Ricardo for mesmo a citada na reportagem, ela ainda não foi colocada em prática. Romeu esteve em Araxá cumprindo agenda no último final de semana e participou de duas reuniões muito importantes na querida Escola Polivalente. Uma das reuniões foi com os artesãos e doceiros da cidade que reivindicaram uma providência em relação à Vila do Artesanato construída no Barreiro, pois a mesma não atende as necessidades dos profissionais que irão trabalhar no local. A outra foi com diretores das 15 escolas estaduais de Araxá que apresentaram alguns pedidos ao governador, entre eles a implantação de uma Superintendência Regional de Ensino em nossa cidade.

 

Ricardo não acompanhou Romeu nessa agenda positiva. Quem estava ao lado do governador era o deputado estadual Bosco, que solicitou as duas reuniões. Romeu e Bosco, portanto, combinaram previamente a agenda realizada no Polivalente e a cumpriram juntos, mostrando um bom entrosamento entre os dois políticos araxaenses que ocupam cargos importantes nos poderes Executivo e Legislativo do Estado. Esse trabalho conjunto tem tudo para render bons frutos para Araxá. Romeu é o governador do Estado e tem que tomar conta de 853 municípios. E é por isto que é importante ter um deputado estadual da cidade para levar as demandas até o governador. E quase que Araxá perde a sua cadeira na Assembleia de Minas por pura vaidade da classe política local. Ainda bem que não perdeu.

 

Entrevistei Ricardo Zema Guimarães em meu programa Sem Censura, no portal Diário de Araxá, no fim de 2018 e ele me disse que seria um interlocutor da cidade com o primo governador. E parece que ele tem tentado fazer essa interlocução desde o início do ano. Ricardo acompanhou Romeu em vários momentos da campanha eleitoral no ano passado, sendo inclusive candidato a deputado federal pelo Partido Novo. Ele obteve 1.819 votos aqui em Araxá e alcançou uma votação total de 12.095 votos, o que foi surpreendente. Ricardo já tinha tentando um cargo eletivo em 2012 quando foi candidato a vereador em nossa cidade pelo PTB e obteve 287 votos.

 

Existe uma expectativa muito grande no meio político de Araxá sobre quem será o candidato a prefeito do Partido Novo. Ricardo Zema Guimarães é apontado como provável candidato, assim como o empresário Emílio Neumann (atual presidente da Acia) e o médico Adriano Pimenta, que é cunhado de Romeu e primeiro suplente de deputado estadual do Novo na Assembleia de Minas. Entrevistei os três depois da eleição de Romeu e perguntei sobre a possibilidade de uma candidatura deles a prefeito de Araxá. Emílio e Adriano descartaram de imediato essa possibilidade. Já Ricardo não descartou a candidatura. Ele respondeu que é um soldado do Partido Novo e irá onde for convocado.

 

O Partido Novo virá forte para a eleição municipal do ano que vem, afinal é a legenda do governador Romeu Zema, que teve uma votação histórica em Araxá em 2018. E isso está causando muita preocupação nos políticos da cidade que também estão de olho na cadeira do prefeito Aracely. Romeu teve um início de governo bastante tumultuado por causa da grave crise financeira do Estado e da sua inexperiência no poder público. Mas como é um gestor experiente, ele aos poucos vai colocando a casa em ordem. Nesta semana Romeu revogou o decreto que limitava o repasse de verbas para os municípios. Agora os repasses de ICMS, IPVA e Fundeb serão feitos diretamente às prefeituras sem passar pelos cofres do Estado.

 

Romeu também fez um acordo nesta semana para pagar parcelado até 2022 a dívida bilionária do Governo de Minas com os municípios deixada pelo seu antecessor Fernando Pimentel. A maioria dos mineiros torce pelo sucesso do Governo Zema, afinal o Estado tem que voltar a crescer. E esse sucesso resultará no Partido Novo forte em 2020, principalmente aqui em Araxá. Isso faz com que Romeu já tenha críticos mais ferozes em nossa cidade. Por mais absurdo que possa parecer, existem pessoas em Araxá que querem que o Governo Zema naufrague o mais rápido possível para que o Novo não eleja o próximo prefeito. São pessoas que não estão preocupadas com Minas Gerais. Se preocupam apenas em se manter no poder.

 

Independente que quem seja o candidato do Novo a prefeito, o partido disputará a eleição de 2020 com chances reais de vitória. Os araxaenses terão uma terceira opção para votar. E essa terceira via não fará apenas figuração como vimos nas últimas eleições municipais. Porém, não basta apenas ter o apoio do governador para ser eleito. Quem elege é o povo e partido que não fala a língua do povo se complica. Ser visto como um partido de empresários é desfavorável em uma eleição acirrada como é a municipal. #Eleições2020

 

Coluna #prontofalei publicada na edição nº 3757 do Correio de Araxá em 06 de abril de 2019

 

This entry was posted in #prontofalei. Bookmark the permalink.

Comments are closed.