Queima do Alho traz para Araxá o melhor da culinária das tropas de peões

A Queima do Alho abre oficialmente as atividades do Araxá Rodeio Show.  No dia 13 de abril, a partir das 11 horas, no Expominas Araxá, oito comitivas de várias partes do país vão apresentar ao público o melhor da culinária rústica e saborosa das tropas de peões. Feijão tropeiro, arroz carreteiro, muita carne e cerveja gelada são parte de um cardápio que também mistura variedade e histórias no saber fazer.

 

Quem adquire o ingresso come à vontade e poderá experimentar receitas que atravessam gerações. Confira três pratos que você não pode deixar de provar durante o evento.

 

Costela com milho verde

 

A Comitiva 100% Rural traz para a Queima do Alho um cardápio consagrado: arroz carreteiro feijão gordo, paçoca de pilão e a especialidade do grupo – a costela com milho verde.

 

O alho amassado e a cebola picada são fritos na banha de porco. Ao dourarem, chega a costela que, no ponto, é coberta com água. Depois vem a batata que cozinha até desmanchar e o milho na espiga que empresta sabor especial à carne e vice-versa.

 

 

“Trabalhamos em 40 pessoas. A costela é feita em caldeirões de ferro. Em média são seis horas de cozimento”, explica o presidente da Comitiva 100% Rural, Mário Cesar Alves.

 

O sabor inconfundível é sempre um convite aos amantes da boa comida.  “Quem prova, repete”, garante Mário. 

 

Feijão gordo 

 

A Comitiva Mágoa de Boiadeiro (Divinópolis/MG) costuma definir o prato como uma feijoada de feijão carioca. “No feijão gordo vai pezinho de porco, orelha, toucinho, barriga e carne de sol”, conta o comissário Antônio Carlos Guimarães. 

 

O preparo é uma atração à parte.  “Eu coloco ele no fogo cinco e meia da manhã para servir ao meio dia. Ele vai cozinhar devagarzinho, ao fogo lento, fogo de chão. O nosso tempero é alho, sal e cebola, só ”, revela. 

 

 

A comitiva, tricampeã da DivinaExpô cozinha, atualmente, em 40 cidades mineiras ao longo do ano. Para Araxá traz além do feijão gordo, carne na chapa, o feijão e o arroz tropeiro.

 

Farofa de jiló com abobrinha

 

A comitiva Equipe Edidany Barbosa presenteia o público com a sua especialidade: a farofa de jiló com abobrinha. O tempero inconfundível faz do prato um dos mais procurados nas festas realizadas pelo país.

 

Acompanham o prato outras delícias da culinária típica. “Nossa comitiva faz ainda o arroz carreteiro, o feijão gordo, feijão tropeiro e paçoca”, adianta Edidany.

 

Muito mais 

 

Além de muita comida boa, a Queima do Alho 15 atrações musicais, entre elas Ludy e Miller, Flávio e Leandro, Samba Quente e  Banda 100% Caipira. Os ingressos estão à venda. Comprando você já está ajudando a Ampara, Consep, Lar Ebenézer, Recanto do Idoso São Vicente de Paulo e SOS.

 

Onde comprar

 

– Gustavo Babershop (R. Calimério Guimarães, 501, Loja A, Centro).

– Links Calçados (Calçadão Presidente Olegário Maciel,120, Centro).

– Links Outlet (Rua Belo Horizonte, 774, Centro).

– Paty Biju e Paty Closet (Rua Mariano de Ávila, 320, Centro).

– Paty Closet Shopping Boulevard Garden.

– Aline Modas (Av Washington Barcelos, 1198, Urciano Lemos).

– Aline Magazine (Av. Washington Barcelos, 1043, Urciano Lemos).

– Empório do Pão (Rua Terêncio Pereira, 1085, Santo Antônio).

– Moranguinho Sorvetes (R. Dom Bosco, 45, Centro).

– Açaí Moranguinho (Av Imbiara, 1220).

 

Vendas online – www.araxarodeioshow.com.br

This entry was posted in +, Cidade, Festas e Eventos. Bookmark the permalink.

Comments are closed.