#prontofalei – Viva Araxá

O 1º Festival de Turismo de Araxá movimenta a cidade nesta semana. Também chamado de Viva Araxá, o festival teve início na última terça-feira e termina amanhã. O evento é fruto de uma parceria entre o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Prefeitura de Araxá e o trade turístico da cidade. Estive na abertura do festival no Teatro Municipal e logo na entrada já me deparei com uma exposição fotográfica mostrando vários pontos turísticos do nosso município. A exposição evidencia o potencial do turismo de Araxá. É uma foto mais bonita do que a outra. A nossa cidade é realmente linda.

 

O objetivo do festival é mostrar aos araxaenses o que a cidade oferece aos turistas. É importante que a população conheça os atrativos turísticos do município, pois assim os cidadãos se tornam multiplicadores e passam a ter as informações necessárias para divulgar todas as atrações que Araxá disponibiliza aos seus visitantes. A nossa cidade é rica em belezas naturais, atrativos turísticos e talentos artísticos. E a junção de tudo isso resultou em três vídeos onde cantores araxaenses interpretam a música do festival, composta por Alan Tannús, enquanto são exibidas belíssimas imagens dos pontos turísticos da cidade.

 

Com o advento da internet, quando alguém pensa em viajar logo vai para o mundo virtual procurar um destino bacana para passar alguns dias. Araxá não tinha nenhum site que divulgasse os seus atrativos turísticos. Agora tem. No lançamento do festival foi apresentado o site Viva Araxá (www.vivaaraxa.com.br) que reúne imagens e informações de todos os nossos pontos turísticos. Por meio de um site muito bem produzido, os turistas têm agora a possibilidade de saber tudo o que a nossa cidade lhe oferece. Uma cidade turística não ter um site assim era uma falha que felizmente foi corrigida agora.

 

Os primeiros dias do festival não contaram apenas com a participação de araxaenses. Turistas também participaram das atividades. Depois de participarem do turismo rural, com visitas a fazendas produtoras de queijo, café e cachaça, araxaenses e turistas estiveram em uma confraternização no Distrito de Itaipu que contou com a presença dos moradores da localidade. Foi assim também no Festival Café, Cachaça, Doces e Queijos de Araxá realizado no Feirão do Povo, no bairro Urciano Lemos, onde todos tiveram a oportunidade de experimentar as delícias da nossa cidade.

 

A atividade deste sábado pretende resgatar um dos mais belos pontos turísticos de Araxá, o Horizonte Perdido. Um passeio ciclístico saindo do Parque do Cristo vai até o Horizonte Perdido, onde haverá voo livre, apresentações musicais e dança. Será uma ótima oportunidade para ao araxaenses verem de perto a beleza daquele lugar e conferirem que o tradicional restaurante foi reaberto. E falando em resgate, o antes abandonado Parque do Cristo se tornou hoje um forte atrativo turístico e um espaço ideal para que os araxaenses pratiquem os seus exercícios físicos. Está sempre lotado.

 

Muita gente não sabe, mas o nosso município tem um local que atrai bastante gente em busca do turismo de aventura. É o Parque da Bocaina, que possui paredões ideais para a prática da escalada. Também acontecem atividades na Bocaina neste sábado para que araxaenses e turistas conheçam o local. O maior cartão postal de Araxá, a Estância Hidromineral do Barreiro, não poderia ficar de fora do festival. Haverá atividade no Lago Norte neste domingo e também uma visitação ao Tauá Grande Hotel. O Barreiro ganha mais uma atração em breve. A Vila do Artesanato está sendo construída no local.

 

 O Festival Viva Araxá é um pontapé inicial para a retomada do fomento ao turismo em nossa cidade. O trade turístico parece estar bem entrosado com o Comtur e a Prefeitura no objetivo de reaquecer o turismo de Araxá e valorizar ainda mais todos os eventos que atraem turistas para a cidade, como a Copa Internacional de Mountain Bike, o Encontro de Carros Antigos, o Fliaraxá e a Páscoa Iluminada. E também atrair outros grandes eventos para Araxá. Fomentar o turismo é muito importante. O fomento tem que ser constante e não apenas temporário. O entrosamento entres todos os envolvidos no setor e o envolvimento da população é uma combinação que pode gerar ótimos resultados para o nosso município.

 

Eu sempre digo que Araxá tem um potencial turístico enorme que necessita ser devidamente explorado. E são atividades assim, como esse festival, que fazem a nossa cidade ser mais forte no competitivo mundo do turismo. É preciso que toda a cidade se envolva para que o turismo cresça em Araxá, pois isso será benéfico para todos. Não tem cabimento algumas pessoas jogarem contra apenas por vaidade pessoal. O turismo é uma indústria que gera empregos e receita para o município. Todos os envolvidos no festival merecem os aplausos de Araxá, pois mesmo sem muitos recursos conseguiram movimentar a cidade e mostrar a força do nosso turismo. #VivaAraxá

 

Coluna #prontofalei publicada na edição nº 3730 do Correio de Araxá em 29 de setembro de 2018

 

This entry was posted in #prontofalei. Bookmark the permalink.

Comments are closed.