#prontofalei – Xingamento não é argumento

É preciso ter coragem para emitir uma opinião hoje em dia nas redes sociais. E não precisa ser uma opinião sobre assuntos que sempre deram muita discussão, como futebol e política. Pode ser qualquer assunto. Não é de hoje que as redes sociais se tornaram verdadeiros campos de batalha onde impera a intolerância e a falta de respeito com a opinião alheia. As pessoas têm uma enorme dificuldade em aceitar opiniões diferentes das suas. Tudo se torna motivo de briga no mundo virtual, seja os salários dos âncoras do Jornal Nacional ou quem vai ser o campeão do The Voice Brasil.

 

Vivemos em um país democrático, onde o direito à liberdade de expressão está previsto na Constituição Federal. Todos têm o direito de opinar sobre o que quiserem. É comum nos depararmos com opiniões sem nenhum fundamento sobre determinados assuntos, afinal a maioria das pessoas não procura se informar antes de opinar sobre aquilo que desconhece. Porém, por mais idiota que seja uma opinião, ninguém tem o direito de ofender quem a emitiu. É preciso ter respeito com a opinião alheia. Ninguém é obrigado a concordar com a opinião de outra pessoa. E ninguém merece ser atacado porque emitiu a sua opinião.

 

Estamos no período de campanha eleitoral. Como já era previsto, o que era ruim piorou nas redes sociais. Basta alguém emitir uma opinião desfavorável sobre algum candidato que logo aparecem os simpatizantes do político com quatro pedras nas mãos para atacar quem ousou criticá-lo. E aí começam as ofensas e os xingamentos feitos por pessoas intolerantes que se julgam donas da verdade. Por mais sensata que seja a opinião emitida, quem não concorda com ela prefere ofender do que argumentar. Aliás, argumento é algo raro nas redes sociais, onde o que mais se vê é a intolerância.

 

Eu mesmo já não emito tantas opiniões nas redes sociais como fazia até pouco tempo atrás. É claro que não deixei de opinar sobre assuntos que julgo serem relevantes. Mas hoje opino bem menos. Não me falta coragem e sim paciência para lidar com os mal-educados que não sabem respeitar as opiniões dos outros. Nas vezes em que fui ofendido por emitir alguma opinião, eu excluí o comentário ofensivo e bloqueei o infeliz que me desrespeitou. Simples assim. E se acontecer novamente farei do mesmo jeito. A opção de bloquear alguém nas redes sociais é uma ótima ferramenta para nos livrar daqueles que acham que xingamento é sinônimo de argumento.

 

A falta de respeito com a opinião alheia está acabando com amizades antigas e causando rachas dentro das famílias. Nesta semana um amigo comentou comigo da sua preocupação com as discussões sobre política no grupo de Whatsapp da sua família. Ele me contou que seus primos, ainda jovens, estão constantemente brigando por causa de seus candidatos a presidente da República. E como um não respeita a opinião do outro, as brigas se tornam cada vez mais agressivas. Isso é muito ruim. O ambiente familiar tem que ser amoroso e harmonioso. Não pode ser desrespeitoso.

 

Não tenho nenhuma pretensão de que as pessoas concordem com as minhas opiniões. Apenas espero que as respeitem. Assim como procuro respeitar todas as opiniões, inclusive aquelas com as quais não concordo. Confesso que às vezes tenho alguma dificuldade em lidar com opiniões sem fundamento ou que demostram a total ignorância de quem as emitiu sobre o assunto tratado. Mas como nem todo mundo tem a preocupação de conhecer o assunto antes de opinar para não passar recibo de desinformado, respeito mesmo sem concordar.

 

Aliás, é importante salientar que discordar de uma opinião é perfeitamente normal e não é ofensivo. O que não pode é xingar quem emitiu uma opinião com a qual você não concorda. E, infelizmente, é o que a gente mais vê nas redes sociais. A internet foi uma revolução para a humanidade. Ela trouxe inúmeros benefícios. Mas trouxe malefícios também. Mesmo conectados, estamos cada vez mais distantes uns dos outros. As redes sociais, criadas para as pessoas se interagirem, estão cada vez piores. Isso é fato. A intolerância está dominando esses ambientes virtuais e disseminando o ódio, que causa a desunião. A melhor maneira de combater esse mal é deixar o celular um pouco de lado e ler um bom livro para limpar a mente. #RespeitarOpiniões

 

Coluna #prontofalei publicada na edição nº 3726 do Correio de Araxá em 1º de setembro de 2018

 

This entry was posted in #prontofalei. Bookmark the permalink.

Comments are closed.