Observatório de Turismo será implantado em Araxá

Um projeto de monitoramento do turismo disponibilizará periodicamente boletins informativos para o desenvolvimento do setor na cidade. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas (Sedeti), e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) iniciaram a implantação do Observatório do Turismo de Araxá. Ele auxiliará na implantação de banco de dados e monitorando do segmento turístico através de pesquisas, números e elaboração de indicadores.

 

O assessor da Sedeti, Saulo Aguiar, ressalta a importância do Observatório de Turismo de Araxá para o desenvolvimento do setor no município. A proposta reunirá informações que possam direcionar ações futuras e permitirá conhecer as características do turista que visita à cidade, o que consome, sua origem, o motivo da viagem, o gasto médio/diário, dentre outros. “O básico para se elaborar um plano em qualquer setor é possuir informações que possam sustentar as estratégias definidas. O Observatório é o ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto turístico que realmente alcance um resultado significativo.”

 

Ele destaca que o município possui diversos produtos e atrativos turísticos ainda pouco conhecidos e reconhecidos pelos visitantes e pela população. “A Administração Municipal tem realizado grandes investimentos no setor como a revitalização do Parque do Cristo, o projeto de implantação do Parque Ecológico e a aquisição do Museu Dona Beja. Agora, nossa obrigação é integrar essas novas conquistas aos atrativos naturais e à nossa rica gastronomia.  Com os indicadores que vamos gerar através do Observatório de Turismo, conseguiremos atrair mais turistas e novos investimentos”, reforça Saulo.

 

 

Coordenação Técnica

 

O Observatório do Turismo de Araxá terá a coordenação e supervisão da turismóloga da Sedeti, Mônica Lúcia. Ela explica que o projeto resultará em cinco produtos. “Queremos divulgar periodicamente relatórios sobre a demanda turística do município; o perfil dos turistas; fluxo e receita turística; avaliação dos atrativos e o impacto dos eventos que são realizados na cidade. Com esses dados, vamos unir o trade turístico em torno de grandes projetos, estabelecer o marketing turístico de Araxá, resgatar culturalmente a vocação turística do município e explorar todo potencial que a região oferece.”

 

Mônica conta que as informações e dados serão coletados através de aplicação de pesquisas junto aos turistas que visitam a cidade. As primeiras informações serão divulgadas na Semana Municipal de Turismo que será promovida no final de setembro. “Através de pesquisas, estudos e visitas técnicas estabeleceremos um plano de ações de curto, médio e longo prazo. Também modificaremos, quando necessário, as estratégias traçadas para o desenvolvimento do setor”, afirma a turismóloga.

This entry was posted in +, Cidade, Turismo. Bookmark the permalink.

Comments are closed.