Castrações gratuitas de cães e gatos em Araxá foram viabilizadas pela vereadora Fernanda Castelha

Entre os dias 27 e 30 de agosto, a Câmara Municipal de Araxá recebeu em suas dependências o Castra Móvel do Bem, projeto realizado pela ONG Ajuda (Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais), que percorre Minas Gerais realizando cirurgias gratuitas de esterilização de cães e gatos, além de fomentar a conscientização das pessoas através da educação ambiental e humanitária.

 

A vereadora Fernanda Castelha (PSL) idealizou e conseguiu viabilizar o projeto com a ajuda de empresas privadas que proporcionaram, aos sete membros da ONG, alimentação e hospedagem na cidade. Há 15 anos atuando em defesa dos animais e há 2 anos com o projeto de castração gratuita, a ONG Ajuda, sediada em Juiz de Fora, já contabilizou mais de 20 mil procedimentos de esterilização e pretende expandir suas atividades nos próximos anos.

 

O Castra Móvel do Bem percorreu no mês agosto as cidades de Juiz de Fora, Pará de Minas, Sacramento, Patrocínio e Araxá, atingindo montante de 1.002 castrações de cães e gatos nos 31 dias. Foram realizadas 260 castrações em Araxá.

 

Em Araxá, o evento durou quatro dias, centenas de pessoas compareceram para castrar seus animais. Palestras abordam a importância do controle populacional dos animais de rua e a conscientização ambiental de forma mais abrangente foram ministradas pela educadora ambiental da ONG Ajuda, Érica Costa. A palestrante também visitou quatro escolas estaduais em Araxá: E.E. Luiza de Oliveira Faria, E.E. Lia Salgado, E.E. Padre João Botelho e a E.E. Delfim Moreira.

 

De forma bastante didática e lúdica, Érica falou para crianças com idade entre 6 e 8 anos, levando muita informação àqueles que irão semear um mundo mais humano, consciente de suas responsabilidades. A coordenadora do Projeto, Murielly Paiva, expôs aos presentes na Câmara Municipal sobre os riscos e cuidados com os cães e gatos no período pós-operatório.

 

“São iniciativas como esta da ONG Ajuda que nos orgulham e nos dão esperança em prosseguir firme defendendo a causa animal. A Administração Pública de Araxá tem que seguir o exemplo e dar condições para que projetos similares sejam implantados aqui na cidade”, disse a vereadora Fernanda Castelha.

This entry was posted in Cidade, Destaques, Política. Bookmark the permalink.

Comments are closed.