Promotoria abre processos para verificar problemas em escolas públicas

O vereador Raphael Rios (SD) destacou nesta semana na tribuna da Câmara Municipal o recebimento de um ofício do Ministério Público, em resposta ao seu trabalho de fiscalização de todas as escolas e creches da Prefeitura de Araxá, quando entregou relatório com diagnóstico à promotora Mara Lúcia Silva Dourado no início deste ano.

 

No ofício, a promotora relata que instaurou três procedimentos administrativos com intervenções para apurar problemas relacionados às seguintes situações:

 

– Oferta de educação inclusiva;

 

– Oferta de infraestrutura predial, mobiliário, materiais pedagógicos e equipamentos eletroeletrônicos;

 

– Fornecimento e preparo da merenda escolar, bem como a disponibilidade de materiais de limpeza e equipamentos necessários para a oferta de merenda escolar com a qualidade e segurança alimentar.

 

Raphael reiterou a necessidade de apurar esses itens listados pelo Ministério Público. “A ação da promotoria demonstra a importância do trabalho de fiscalização feito pelo Legislativo. Foram nove meses percorrendo todas as unidades de ensino na cidade para chegarmos ao relatório. Agora seguimos buscando melhorias que vão refletir no processo educacional como um todo”, diz o vereador.

 

Novas cobranças sobre a coleta seletiva

 

Dar destinação correta ao lixo que pode ser reciclado, mas que a maior parte está parando no aterro sanitário de Araxá. Desde o início do mandato, essa é uma das bandeiras do vereador Raphael Rios. Após cobranças, fóruns, reuniões, visitas e parcerias, a situação está perto de dar um passo importante. A Prefeitura de Araxá está em fase final para colocar dois novos caminhões nas ruas para ajudar no trabalho das cooperativas. Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos prepara um cronograma para a coleta.

 

Raphael Rios fez novos requerimentos sobre a coleta seletiva. Ele esteve nos três galpões que ficam no Distrito Industrial e ouviu demandas dos cooperados.   

 

O vereador conversou com representantes da Foco Ambiental, Reciclara e Cooperare. Ele também se reuniu com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Rios, para atualizar informações sobre o trabalho de reciclagem em Araxá.

 

As entidades demandaram a manutenção de dois caminhões que estão parados aguardando manutenção para a retomada da coleta seletiva, além da instalação de tripés em outros dois caminhões adquiridos recentemente para facilitar o deslocamento dos catadores.

 

Os cooperados também pediram divulgação na mídia de cronograma com a ampliação do serviço para que os moradores se mobilizem e voltem a aderir a separação de materiais recicláveis. Ainda teve uma solicitação de reparo no portão do galpão da Reciclara, que está solto e apoiado por um elevador de carga.

 

Raphael Rios apresentou as demandas por meio de indicação lida na tribuna.

 

Demais ações

 

– Indicação à Secretaria de Serviços Urbanos para asfaltamento da rua Benedito Soares da Silva, e limpeza de terreno no n° 120 nesta mesma via pública.

 

– Moção de Congratulações e Reconhecimento aos atletas Carlos Eugênio Cardoso e Gabriel Resende Duarte, pelas conquistas de 1° colocação no Campeonato Brasileiro de Supino e Levantamento Terra, nas categorias Open e Júnior, respectivamente, realizado no último fim de semana, na cidade de São Vicente, interior de São Paulo.

This entry was posted in Cidade, Destaques, Educação, Política. Bookmark the permalink.

Comments are closed.