Quadrilha da Amizade fica em segundo lugar em concurso

Foto: Arquivo pessoal.A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante os meses de junho e julho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.

 

Pensando nisto, a Paróquia Sagrada Família promoveu o “Arraiá da Sagrada Família”, com o intuito de homenagear os santos juninos resgatando a festa junina no sentido religioso e também para celebrar o espírito de comunidade que vem sendo trabalhado nas pastorais e na comunidade araxaense.

 

Prova disso foi a realização do 1º Concurso de Quadrilhas da cidade, que contou com a participação de quatro quadrilhas, sendo três de Araxá e uma de Uberlândia.

 

A Quadrilha Rainha de Luz, que ficou em quarto lugar, homenageou a população nordestina, trazendo para dentro da quadrilha o casamento de Lampião e Maria Bonita.

 

A escola Polivalente, através da típica quadrilha mineira, misturou professores e alunos em uma festa só, com o intuito de ajudar dois alunos em tratamento de saúde, ocasião em que conseguiram o terceiro lugar, através da alegria contagiante e animação entre professores, alunos e a comunidade.

 

Foto: Arquivo pessoal.

 

Já a Quadrilha da Amizade, que conquistou o segundo lugar e ganhou R$ 500 como premiação, abrilhantou a abertura do concurso e se apresentou com o objetivo proposto pelos organizadores, que é servir e se fazer comunidade, tanto que na apresentação do grupo se via vários agentes de diversas pastorais da Paróquia Sagrada Família.

 

Foto: Arquivo pessoal.A Quadrilha da Amizade, mostrando a importância do trabalho em comunidade se juntou a causa nobre da escola Polivalente e repassou a premiação que receberam, como ato de amor e solidariedade, e estão se mobilizando para ajudar a família desses dois jovens mensalmente.

 

Em primeiro lugar ficou o Grupo Junino Forrozarte, de Uberlândia, que recebeu como premiação R$ 1.000. O grupo trouxe na quadrilha a história do Rio São Francisco, sendo o noivo representado pelo rio e a noiva representando o mar, onde o rio deságua. Por ter sido a quadrilha campeã, o grupo fará mais uma apresentação na cidade dentro do Circuito Junino da TV Integração.

 

“A ideia do Padre Márcio em nos proporcionar este resgate religioso e cultural é fantástica. Pois, assim celebramos a natividade dos Santos que foram introduzidos nesta festa pela Igreja, e também vivenciamos a união entre amigos, entre família”, diz Nilton Ribeiro Junior, músico e ministro da Eucaristia da Paróquia Sagrada Família.

 

Na primeira noite da festa a animação ficou com a dupla Erick e Dinei. No segundo dia de festa que fez o povo esquentar do frio foi a banda 100% Caipira. No último dia de festa a dupla José Neto e Giovanni animou o almoço, onde foi servido uma deliciosa feijoada.

 

“A festa em si se torna maravilhosa, porque conseguimos preservar um ambiente bonito de família, um ambiente puro, alegre, propício a partilhar o amor de Deus”, diz Ana Elisa, coordenadora dos ministros da Eucaristia da Paróquia Sagrada Família.

 

This entry was posted in +, Arte e Cultura, Cidade. Bookmark the permalink.

Comments are closed.