Cemei Dom Pixote terá sede própria

Foto: Ascom PMA.Pais, alunos e funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Dom Pixote já podem comemorar. A escola que funciona há anos em prédios alugados ou cedidos, vai finalmente contar com sede própria. O prefeito Aracely assinou na última segunda-feira, dia 9, a ordem de serviço para a construção da unidade de ensino que será instalada no bairro Vila Silvéria, ao lado da Escola Municipal Alice Moura e terá a mesma arquitetura.

 

As obras serão executadas pela Construtora JM Gomes, de Belo Horizonte. O engenheiro responsável, Luiz Fernando Gomes, informou que participou do processo licitatório porque a prefeitura de Araxá trabalha com seriedade, busca sucesso e fazer parte desse sucesso é importante para a construtora. Ele assegurou que devem gerar sessenta empregos diretos e 99% desta mão de obra será da cidade.

 

Foto: Ascom PMA.De acordo com o secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, o Cemei Dom Pixote atenderá 120 crianças de 4 meses a 5 anos, em tempo integral. A creche será dividida em quatro setores. O setor pedagógico contará com 4 salas de aulas para berçário, maternal, 1º e 2º período; 2 salas com fraldário e sanitário independente, solário, sala de informática, sala para descanso, sala de reforço. No setor recreativo: pátio coberto e playground.

 

No administrativo: secretaria, coordenação, diretoria, sala dos professores e sala de arquivos. No setor de serviços: refeitório, cozinha, sanitários, escovário, lavanderia, higienização, lactário, vestiário, despensa e entrada de serviços independente. A obra prevista para ser executada em 12 meses está orçada R$ 2.579.340,74 (dois milhões, quinhentos e setenta e quatro mil, trezentos e quarenta reais e setenta e quatro centavos).

 

Foto: Ascom PMA.

 

A secretária de Educação, Gessy Glória Lemos ressalta que é uma obra importantíssima, construída na Vila Silvéria, uma região onde não havia atendimento nem para o ensino fundamental, nem para as crianças de 0 a 3 anos. “Agora o setor terá atendimento completo com creche, pré- escola e ensino fundamental. A arquitetura é a mesma da escola Alice Moura, com a mesma beleza, terá tudo que uma escola precisa para oferecer atendimento completo”.

 

O prefeito Aracely informou que estão seguindo a programação e o objetivo de privilegiar todos os setores da cidade. A Vila Silvéria é uma região que tinha menos ação do poder público e estão resolvendo o problema de escolas que existiam num caráter perambulante, sem local fixo. Destaca que a Escola Alice Moura existe há mais de 50 anos sem sede própria e fizeram questão absoluta de colocar as duas escolas com referência arquitetônica, para reparar a falta de atenção que se teve com elas há muitos anos.

 

“Uma escola sem sede própria, fica sem referência, não traz para o aluno o calor de estudar em um prédio que ele considera como seu. Também estamos capacitando cada setor de Araxá para que tenha equipamentos próprios na área da educação, da saúde, uma estrutura necessária para que as pessoas consigam viver bem em dentro da cidade”, finaliza o prefeito.

This entry was posted in Cidade, Destaques, Educação. Bookmark the permalink.

Comments are closed.