#prontofalei – Você sabe o que é EAD?

Imagem ilustrativa.Certamente você já ouviu falar de Educação a Distância (EAD) não é mesmo? Mas você sabe do que se trata? EAD é uma modalidade de ensino onde professores e alunos estão separados fisicamente, sendo que a aprendizagem acontece por meio da transmissão e recebimento de informações, que são feitas através da utilização de tecnologias. Na EAD não existe a necessidade de que o conteúdo ministrado pelo professor e o recebimento dele pelo aluno se deem ao mesmo tempo.

 

Mesmo com o marco inicial da EAD no Brasil sendo considerado a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1923, que apresentou um plano de utilização educacional da radiodifusão, esta modalidade de ensino somente ganhou força com a propagação da internet. Muitos ainda relacionam a EAD ao ensino por correspondência oferecido no século passado pelo Instituto Universal Brasileiro. Porém, a EAD é a modalidade de ensino do futuro neste mundo cada vez mais virtual.

 

Com um método de aprendizagem inovador, a EAD proporciona uma oportunidade única para alunos de diversos municípios brasileiros que não possuem instituições de ensino superior de qualidade. Um número maior de alunos espalhados em todos os cantos do Brasil tem acesso à educação e ao desenvolvimento profissional e pessoal por meio da EAD. Se não fosse essa modalidade de ensino, muitos desses alunos certamente não teriam condições de ter uma graduação.

 

Os alunos da EAD precisam ter um comprometimento maior que os estudantes presenciais, pois esta modalidade de ensino exige que eles tenham muita disciplina e organização na realização das suas atividades e exercícios. Os alunos são supervisionados por professores e tutores. São os tutores que os acompanham de perto e fazem as cobranças necessárias quando seus desempenhos são insatisfatórios.

 

Na EAD é o próprio aluno que decide o seu horário de estudo e organiza o seu tempo para assistir videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados pelos professores, participar de fóruns, chats e web conferências, e realizar todas as atividades do conteúdo. O aluno não estuda sozinho na EAD, pois ele pode se comunicar com seus colegas por meio de fóruns e chats, e ainda existem as atividades que são realizadas em grupo.

 

Porém, a EAD ainda é visto com desconfiança pela sociedade por puro preconceito. As pessoas formaram um conceito pré-definido sem se preocuparem em buscar informações a respeito do assunto. Esse preconceito é fruto da total falta de conhecimento sobre o funcionamento da EAD. É a ignorância sobre o tema que faz as pessoas dizerem que os alunos da EAD estão em busca de um diploma de maneira mais fácil.

 

Somente a propagação de informações corretas sobre a EAD pode combater esse injusto preconceito. As pessoas precisam ser informadas, por exemplo, de como são aplicadas as provas na EAD, pois muitas pensam que os alunos podem fazê-las em casa ao lado do computador. Elas não sabem que as provas são realizadas em polos de forma presencial, com monitoramentos de profissionais, para evitar qualquer fraude. Essa é uma exigência do Ministério da Educação que é seguida à risca na EAD.

 

É preciso divulgar que não é de hoje que os alunos da EAD têm desempenho melhor no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do que os alunos que fazem o mesmo curso no modo presencial. Tem muita gente que não sabe disso. Trata-se de uma informação importante que pode ajudar a diminuir o preconceito contra a EAD. Essa divulgação tem que ser feita pelo Governo Federal em propagandas institucionais, pois o EAD é uma das ferramentas mais importantes para o crescimento e desenvolvimento do Brasil.

 

São milhões de pessoas em busca de conhecimento neste país. A EAD encurta a distância entre essas pessoas e a aprendizagem. Em mundo cada vez mais competitivo e com menos tempo para as pessoas realizarem as suas atividades, a EAD é de suma importância, pois proporciona a qualificação profissional por meio da oferta de ensino de qualidade com flexibilidade de horários de estudo. Quem tiver preconceito contra essa modalidade de ensino certamente vai ficar para trás neste mundo moderno. #EAD

 

Coluna #prontofalei publicada na edição nº 3709 do Correio de Araxá em 05 de maio de 2018

 

Foto: Reprodução/Correio de Araxá.

This entry was posted in #prontofalei, Destaques. Bookmark the permalink.

Comments are closed.