Raphael Rios apresenta relatório de fiscalização das Unidades de Saúde

Raphael Rios. Foto: Ascom parlamentar.O vereador Raphael Rios apresentou, na reunião ordinária da Câmara Municipal desta semana, um relatório de fiscalização das quatro unidades mistas de saúde de Araxá. As unidades prestam atendimentos de atenção primária e de média complexidade. O trabalho foi realizado na Unisa, Uninorte, Unisul e Unileste durante os últimos 15 dias, com registro fotográfico de problemas estruturais, operacionais e de equipamentos, além de questões relacionadas ao fornecimento de materiais. O vereador também ouviu demandas de profissionais e usuários.

 

Antes de apresentar o relatório, Raphael Rios também esteve reunido com a secretária municipal de Saúde, Diane Dutra, e a coordenadora da Atenção Primária, Daniela Neves.

 

A intenção do vereador, que é relator da Comissão de Saúde na Câmara Municipal, é dar sequência ao trabalho em outras unidades que prestam atendimentos direcionados à saúde da família.

 

Os prédios visitados necessitam de reformas, manutenção em telhados para evitar infiltrações e vazamentos, geradores de energia para garantir conservação de vacinas, troca de equipamentos e melhor utilização dos espaços, sistema de segurança e instalação de grades para evitar constantes furtos.

 

Foto: Ascom parlamentar.Além disso, Raphael reivindicou estudo para implementação de plano de cargos e salários e recomposição aos servidores da saúde. As reivindicações de melhorias nas unidades, com estudo para contratação de empresa de engenharia especializada em reforma e manutenção foram formalizadas com a apresentação de Indicação ao Poder Executivo.

 

Em contato com a secretária de Saúde, Diane Dutra, o vereador reiterou que algumas unidades já se encontram em cronogramas de reformas, caso da Unisa que será priorizada por ter problemas mais agravantes.

 

“Durante as visitas, vimos de perto a importância da atenção primária e como é o trabalho sério desempenhado por cada servidor das unidades. Estruturando melhor o serviço, haverá um ganho enorme para a população e reduzirá o fluxo de atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que deve receber casos de urgência e emergência”, diz o vereador.

 

Igualmente como atuou na fiscalização de todas as escolas e creches municipais durante o ano de 2017, o vereador disponibilizará o relatório ao prefeito Aracely de Paula, à secretária Diane Dutra e ao Ministério Público em busca de soluções.

 

“Gostaria de destacar a ótima recepção que tive nas unidades por parte das coordenadoras e equipes. O nosso pensamento é somar forças para que a população seja melhor atendida e os servidores tenham boas condições de trabalho”, finaliza Raphael.

This entry was posted in Cidade, Destaques, Política, Saúde. Bookmark the permalink.

Comments are closed.