Vacas de Araxá e Passos são campeãs do torneio leiteiro da Expoaraxá

Foto: Ascom 44ª Expoaraxá.A final do torneiro leiteiro das raças Gir Leiteiro e Girolando da 44ª Expoaraxá foi realizada na última quarta-feira, dia 11. A vaca adulta Gir Leiteiro Sensata Fiv Cabo Verde, da cidade de Passos, foi a grande vencedora no Torneio Leiteiro da raça, com uma média de 57,676 kg de leite e 173,030 kg de produção. Da raça Girolando foi a vaca 5/8 Delamare Bradnick Fiv Fazenda Congonhas, de Araxá, com média de 87,897 kg e total de 263,692 kg.

 

O proprietário da Fazenda Congonhas, Gustavo Aguiar, considerou o título uma conquista para a pecuária de leite no país, já que a fêmea representa a evolução da raça em anos de trabalho de melhoramento genético, o que coloca o Brasil na vanguarda do setor.

 

Foto: Ascom 44ª Expoaraxá.A raça Girolando é a que mais se destaca no país principalmente por aliar dois fatores, a rusticidade e a capacidade produtiva. A diretoria da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap) acompanhou com otimismo a última ordenha e o resultado não poderia ser mais animador, segundo Christian Pablo de Lima, responsável pelo torneio. “Isso mostra o quanto a Expoaraxá é importante no cenário nacional, como uma das principais vitrines para os criadores das raças”, afirmou Christian.

 

Foram ao todo dez ordenhas, sendo que uma delas, a maior, é descartada, e nove valem pontos para a final. Durante a disputa os animais recebem atenção especial dos tratadores. Os cuidados vão desde alimentação balanceada, controle de temperatura no local e até música ambiente, para evitar o stress das vacas.

 

Foto: Ascom 44ª Expoaraxá.Para a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, mais uma vez a raça apresenta a valorizada aptidão para o leite, e demonstra o quanto os criadores estão investindo cada vez mais na qualidade dos rebanhos, seja através de tecnologia, a exemplos da inseminação artificial, e transferência de embriões. E como a pontuação do torneio na 44ª Expoaraxá vai para o ranking nacional, o evento está sempre traçando novos rumos para a pecuária leiteira.

This entry was posted in +, Cidade, Rural. Bookmark the permalink.

Comments are closed.