Vereadores aprovam projeto que dá direito ao paciente de ser acompanhado em consultas e procedimentos médicos

Foto: Ascom CMA.A Câmara Municipal de Araxá aprovou ontem, dia 10, o projeto de lei de autoria do vereador Robson Magela (PRB) que dá o direito a todo paciente de ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança nas consultas médicas e outros procedimentos, como exames médicos, realizados na rede pública e particular de saúde do município. 

 

De acordo com o projeto aprovado, o paciente terá direito ao acompanhante em todas as Unidades Básicas de Saúde, unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nos prontos-socorros, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas unidades ambulatoriais e hospitalares do município de Araxá. 

 

A restrição a acompanhantes só será justificável nos casos em que claramente prejudicar o paciente ou submeter a risco o próprio acompanhante, que deverá ter idade superior a 18 anos.

 

Robson Magela. Foto: Ascom parlamentar.Robson entende que é essencial o paciente ter o direito ao acompanhante. “Dependendo do estado de saúde ou emocional do paciente, ele não consegue repassar ao médico todos os sintomas que sente e as demais informações que são necessárias para que o profissional tenha um diagnóstico mais preciso”, diz o parlamentar.

 

“Além disso, existem pacientes que tendem a esconder algum sintoma do médico e a presença do acompanhante é essencial nestes casos, pois ele não omitirá nenhuma informação durante a consulta”, completa o vereador.

 

O projeto do vereador Robson Magela segue agora para a sanção do prefeito Aracely de Paula.

This entry was posted in Cidade, Destaques, Política, Saúde. Bookmark the permalink.

Comments are closed.