Vereadores elegem membros das comissões permanentes da Câmara Municipal

Foto: Ascom CMA.Aconteceu ontem, dia 6, a primeira reunião ordinária de 2018 da Câmara Municipal de Araxá. Os 15 vereadores participaram da reunião. Não houve uso da tribuna e nem a apresentação de projetos, pois pelo regimento interno do Legislativo a primeira reunião do ano é exclusiva para a eleição dos membros que compõe as cinco comissões permanentes.

 

Cada comissão é composta por três membros. Como o presidente da Cãmara não faz parte de nenhuma delas, um vereador é eleito para compor duas. Essas comissões recebem os projetos assim que são apresentados e dão os pareceres favoráveis ou contrários antes de uma possível apreciação pelo plenário.

 

“É fundamental o papel das comissões, tendo em vista que todo projeto que chega na Câmara Municipal tramita por duas delas, passando primeiro pela de Finanças, que analisa a legalidade do projeto e depois, seguindo para comissão afim. Todas as comissões têm o poder de analisar, dentro do prazo regimental, a matéria, discutir o assunto e trazer tranquilidade maior para o plenário na apreciação”, explica o presidente Fabiano Santos Cunha (PRB).

 

Comissões permanentes para 2018

 

Foto: Ascom CMA.

 

A primeira comissão eleita foi de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final, que ficou composta pelos vereadores José Valdez (Ceará – PMB), Jairo Sávio Borges (PRP) e Edinho Souza (PTB).

 

Foto: Ascom CMA.

 

A segunda eleição foi para compor a Comissão de Serviços Urbanos e Obras Públicas, que ficou formada pelos vereadores Emílio Castilho, César Romero (Garrado – PR) e Fernanda Castelha (PSL).

 

Foto: Ascom CMA.

 

Logo após foi eleita a Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio e Planejamento Ambiental, Urbano e Rural, que ficou composta pelos vereadores Luiz Carlos Bittencourt (PODE), Robson Magela (PRB) e Fárley Pereira de Aquino (DEM).

 

Foto: Ascom CMA.

 

Em seguida foram eleitos para a Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Segurança os vereadores Raphael Rios (SD), Hudson Fiúza (PSL) e José dos Reis de Paula ( Zezinho da Aserpa – PT).

 

Foto: Ascom CMA.

 

Por último, foram eleitos os membros da Comissão de Esporte, Turismo, Lazer e Direitos Humanos, que ficou composta pelos vereadores Bosco Junior (Avante), Emílio Castilho (PR) e Carlos Roberto Rosa (SD). 

 

Foto: Ascom CMA.O presidente Fabiano solicitou aos parlamentares que apresentem os nomes que ocuparão os cargos de presidente, relator e membro de cada comissão na próxima reunião ordinária, que acontece no dia 15 de fevereiro, às 14h.

This entry was posted in Cidade, Política. Bookmark the permalink.

Comments are closed.