#prontofalei – Mentiras e promessas não cumpridas da Codemig

Foto: Divulgação.Não é novidade para ninguém que a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) não está nem aí para Araxá. A empresa simplesmente ignora a cidade que é responsável por 90% da sua arrecadação. Quando é pressionada pelos representantes do município, a Codemig faz mil e uma promessas e não cumpre nenhuma. Isso aconteceu novamente neste ano quando o presidente da empresa, Marco Antônio Castello Branco, recebeu uma comitiva de vereadores. Ele prometeu diversos investimentos e não cumpriu nada até agora.

 

 

A cara de pau dessa empresa é tamanha que os seus diretores prometeram ao prefeito Aracely de Paula que seriam liberados recursos para a revitalização do Parque do Cristo. Pois bem, as obras começaram, já terminaram e nada do dinheiro da Codemig. Os recursos utilizados na revitalização são do próprio município. A empresa ficou só na promessa mais uma vez, demonstrando que trata a cidade com total desprezo. Não é à toa que Aracely está sempre detonando a Codemig e o seu presidente falastrão.

 

 

Como se não bastasse tudo isso, a Codemig agora resolveu divulgar uma publicidade nas emissoras de rádio e nos jornais da cidade com informações inverídicas. O tal Castello Branco deve achar que os araxaenses são pessoas desprovidas de inteligência. A publicidade cita investimentos de R$ 10 milhões da Codemig na duplicação da avenida Hítalo Ros, construção da ciclovia e prolongamento da rua Tenente Coronel Hermenegildo Magalhães. Cita ainda a Vila do Artesanato e a revitalização e modernização do Distrito Industrial.

 

 

Tudo mentira. A duplicação da avenida Hitalo Ros já começou e a Codemig ainda não depositou nenhum centavo na conta da Prefeitura Municipal. O projeto da Vila do Artesanato está parado desde 2014 e a tal revitalização e modernização do Distrito Industrial está só no papel. A Codemig ainda se gaba na publicidade de ser proprietária do Grande Hotel do Barreiro quando na verdade deveria ter vergonha da situação de abandono em que se encontra todo o parque da Estância Hidromineral.

 

 

O Grande Hotel ainda não fechou as portas graças à Rede Tauá, que faz das tripas coração para mantê-lo em funcionamento. Se dependesse da Codemig aquilo já estaria fechado. A empresa não quer nem saber do Barreiro, tanto que o presidente Castello Branco defende que todo o complexo deveria ser devolvido para Araxá. A Codemig quer saber mesmo é dos milhões de reais que saem do nosso solo todos os meses para os seus cofres. Dinheiro de Araxá que foi desviado para os bolsos dos corruptos durante a construção da Cidade Administrativa do Governo de Minas.

 

 

Além das constantes cobranças do prefeito Aracely e da Câmara Municipal, o deputado estadual Bosco também vive no pé da Codemig para tentar viabilizar recursos para Araxá. Mas, infelizmente, nossas autoridades não conseguem sensibilizar essa empresa arrogante e sanguessuga. Nesta semana o vereador Luiz Carlos Bittencourt iniciou uma campanha para recolher assinaturas pedindo que a fábrica de ímãs de terras-raras seja construída em Araxá. A Codemig está implantando o laboratório-fábrica em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte.

 

 

Assim que soube da campanha, a Codemig imediatamente emitiu uma nota dizendo que o objetivo é construir a fábrica na região de Araxá. Eu não acredito. A previsão estimada de investimento no laboratório-fábrica de Lagoa Santa é de R$ 80 milhões. Esse laboratório dará início ao processo de fabricação dos ímãs de terras-raras. Depois que esse processo estiver em andamento, eu duvido que a Codemig vai investir mais dinheiro para construir uma fábrica aqui em Araxá se já terá toda a estrutura pronta em Lagoa Santa.

 

 

A nota emitida pela Codemig nesta semana não passa de conversa pra boi dormir. Aliás, essa empresa estatal é especialista em conversa fiada. Nós araxaenses não podemos esquecer como somos tratados pela Codemig ao votarmos nas eleições do ano que vem. Não é nenhuma publicidade mentirosa às vésperas de ano eleitoral que vai enganar a nossa população não. Quem manda na Codemig é o governador Fernando Pimentel, que é o culpado pela escolha de um presidente ineficiente que trata a nossa cidade com os pés. Araxá saberá dar a resposta que esse Pimentel merece em 2018. #Mentiras&Promessas

 

Coluna #prontofalei publicada na edição nº 3681 do Correio de Araxá em 21 de outubro de 2017

 

Foto: Reprodução/Correio de Araxá.

This entry was posted in Destaques, Opinião. Bookmark the permalink.

Comments are closed.