#prontofalei – Vereadores, cobranças equivocadas e a imagem do Cristo

Foto: Ascom CMA.De quatro em quatro anos os eleitores têm que ir às urnas para eleger o prefeito e os vereadores da sua cidade. Mas será que todo mundo sabe diferenciar as funções do prefeito e dos vereadores? Basta dar uma olhada nas redes sociais para constatar que tem muita gente que não faz a menor ideia do que um vereador pode ou não pode fazer. São poucos os que realmente sabem as diferenças entre os poderes Executivo e Legislativo. Tem gente que chega a pensar que os vereadores governam a cidade.

 

Os maiores culpados pela desinformação de boa parte da população são certos candidatos a vereador que fazem promessas absurdas durante a campanha eleitoral. Tem candidato que promete asfaltar rua, construir escola, fazer praça no bairro e outras ações que somente a Prefeitura pode realizar. Esses candidatos sabem perfeitamente que um vereador não pode fazer nada disso, mas enganam os eleitores pensando única e exclusivamente em serem eleitos. São mentirosos em busca de votos.

 

Vereadores fiscalizam as ações da Prefeitura, fazem leis municipais e votam projetos que o Executivo envia ao Legislativo, como, por exemplo, o orçamento anual da cidade. Essas são as principais funções do vereador. Como representantes do povo, os vereadores ainda apresentam as reclamações que recebem da população e cobram providências das autoridades competentes. A sua rua está esburacada? O que o vereador pode fazer pra você é cobrar que a Prefeitura faça o devido recapeamento na via.

 

O vereador não pode mandar recapear a rua, pois esta é uma ação de quem executa. E a Câmara Municipal não executa obras na cidade. O Executivo executa e o Legislativo legisla. Simples assim. Ou nem tão simples, já que existe muita gente achando que o vereador trabalha é na Prefeitura. Eu mesmo já vi um rapaz fazendo a seguinte cobrança nas redes sociais: “O que os vereadores estão fazendo lá na Prefeitura que não resolvem isto?”.

 

Fiquei com a impressão de que o autor da frase nem sabe que existe Câmara Municipal. Acho que o rapaz escreveu isso para fazer uma cobrança sobre a coleta de lixo na cidade. A cobrança é muito válida, mas tem que ser destinada para quem tem a obrigação de resolver o problema. O rapaz poderia ter marcado vários vereadores em sua publicação pedindo que eles cobrassem a Prefeitura sobre o problema. Porém, a desinformação fez surgir uma cobrança equivocada.

 

Não estou dizendo que os vereadores não devam ser cobrados. Eles devem ser cobrados sim, pois foram eleitos para representar o povo. Mas não é correto cobrá-los pelo que eles não podem fazer. Os vereadores devem ser cobrados pelos projetos que votam, pelas leis que propõe e pela fiscalização das ações do Executivo. Isso é correto. A população de Araxá precisa acompanhar mais de perto o que acontece na Câmara Municipal. O trabalho dos vereadores tem que ser acompanhado pelo povo para ser entendido. E claro, quem está por dentro do que acontece no Legislativo sempre terá bons argumentos para cobrar os representantes do povo.

 

Ainda o Parque do Cristo

 

Foto: Ascom PMA.Na coluna passada tratei do revitalizado Parque do Cristo. Citei que a imagem do Cristo foi construída pelo ex-prefeito Domingos Santos em 1965. Recebi e-mail do padre José Lacerda Sobrinho, que foi vigário da Paróquia de São Domingos de 1963 a 1967, me informando que a imagem foi construída com recursos doados por vários católicos de Araxá. A ação foi coordenada pela paróquia e a empresa Ottaviano Papaiz, de Campinas (SP), foi a escolhida para construir a imagem. Os nomes das pessoas físicas e jurídicas que colaboraram com a construção estão registrados nos arquivos da paróquia.

 

A inauguração da imagem aconteceu em 30 de dezembro de 1965 com a presença de várias autoridades, entre elas o então prefeito Domingos Santos. O padre José Lacerda fez uma oração e em seguida a imagem foi abençoada pelo padre Antônio Marcigaglia. Araxá completou 100 anos de emancipação política em 1965 e a inauguração da imagem fechou com chave de ouro as comemorações. Certamente foi um momento de muita emoção para o católico Domingos Santos ter a inauguração da imagem do Cristo em sua elogiada gestão. #CristoDeAraxá 

 

Coluna #prontofalei publicada na edição nº 3676 do Correio de Araxá em 16 de setembro de 2017

 

Foto: Reprodução/Correio de Araxá.

This entry was posted in #prontofalei, Destaques. Bookmark the permalink.

Comments are closed.