Câmara Municipal comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de árvores

Foto: Ascom CMA.A tarde de ontem, dia 5, foi de conscientização e preservação da natureza na Câmara Municipal de Araxá. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi organizado pela Escola do Legislativo, um momento especial para plantio de árvores e lançamento da campanha interna denominada “Cidadania e Meio Ambiente”.

 

Foto: Ascom CMA.Alunos das Escolas Municipais Professor Nelson Gomes, Lucas Teixeira, Auxiliadora Paiva e Leonilda Montandon (Caic), visitaram a Câmara e realizaram o plantio de árvores. Cada Escola representou um setor da cidade. Estavam presentes na solenidade os vereadores, a secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, o comandante do 37ª Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Fernando Marcos dos Reis, o presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá, Edson Justino Barbosa, o reitor do Uniaraxá, José Oscar de Melo, o representante da Copasa, Gilberto Alves Faria, o Subtenente do Tiro de Guerra, Vanderlei José Muller, o assessor municipal de Esportes Amador e Rural, José Antunes Soares Júnior (Dedé), além de representantes da Casa do Pequeno Jardineiro, da Associação dos Orquidófilos de Araxá, Secretaria de Ação e Promoção Social e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Tecnológica.

 

Plantio de árvores

 

Os alunos foram recepcionados, juntamente com as autoridades, pelo presidente do Legislativo, Fabiano Santos Cunha, que fez o lançamento do projeto citando as ações que estão sendo desenvolvidas. Em seguida, percorreram os jardins da Câmara Municipal para realizar o plantio das mudas de hibisco e quaresmeira.

 

Cada escola foi responsável pelo plantio de uma árvore, que se tornou o “mascote da turma”, identificado com uma placa, para que as crianças possam acompanhar seu crescimento ao longo dos anos. Antes do plantio, os professores realizaram um estudo prévio com as crianças para que elas conhecessem a origem e as características das árvores que foram plantadas.

 

Foto: Ascom CMA.

 

Ações de sustentabilidade no trabalho

 

Após levantamento realizado, foi identificado o alto consumo de copos descartáveis no legislativo. A Câmara possui 123 Servidores. Cada um consome em média três copos descartáveis por dia. Considerando que cada servidor trabalha 252 dias úteis, por ano a Câmara consome, em média, 92.988 copos.

 

Diante disso, foi identificada a necessidade de mudança e implantação de recipientes reutilizáveis, para economizar os mais de 90 mil copos. A Câmara forneceu aos seus servidores, comissionados e efetivos, squeezes da Campanha “Cidadania e Meio Ambiente” com o slogan “Câmara Sustentável, Servidor Responsável”.

 

Outra campanha interna foi lançada, alertando aos servidores sobre atitudes ambientalmente responsáveis, como apagar as luzes, desligar aparelhos eletrônicos, imprimir utilizando frente e verso da folha, dentre outras.

 

A coleta seletiva também foi implantada no Legislativo. Lixeiras para separação de plástico, papel, vidro e lixo orgânico foram compradas e instaladas em vários espaços da Casa.

 

A campanha busca encorajar atitudes sustentáveis por parte dos servidores, assessores e vereadores para fazer com que a Câmara se torne um lugar mais sustentável para se trabalhar. 

This entry was posted in Cidade, Destaques, Meio Ambiente. Bookmark the permalink.

Comments are closed.