Coluna Nilton Ribeiro – Centro Especializado em Reabilitação em Araxá

Foto: Divulgação.O que mais tem sido discutido nos últimos tempos é a promoção sobre cuidados com a saúde e uma melhor qualidade de vida. Visando isto, o Ministério da Saúde (MS) criou o programa Viver sem Limite, implantando Centros Especializados em Reabilitação (CER), onde o acesso a qualidade de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) foi ampliado, beneficiando a todos os usuários com atendimentos voltados para a melhora da qualidade de vida, auto-estima, e reabilitação física e intelectual.

 

A implantação desses centros pelo MS tem como objetivo ampliar o acesso e qualificar o atendimento as pessoas com deficiência temporária ou permanente, progressiva, regressiva ou estável, intermitente ou contínua, promovendo a vinculação das pessoas com deficiência e seus familiares aos pontos de atenção a saúde nos municípios que contenham esses centros especializados.

 

Em Araxá já encontra o seu centro de reabilitação. Atualmente o CER II de Araxá, como é chamado, funciona na APAE, localizado na Av. Imbiara, nº 1920, no bairro Sagrada Família. O CER II tem como objetivos promover cuidados em saúde especialmente dos processos de reabilitação física, intelectual e ostomia, além de desenvolver ações de prevenção e de identificação precoce de deficiência na fase pré, peri e pós-natal, infância, adolescência e vida adulta, e ampliar a oferta de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção.

 

O CER de Araxá atende pacientes do sexo feminino e masculino com deficiência intelectual, física ou múltipla e ostomizados em todas as faixas etárias. Este centro de reabilitação é referência de atendimento em 7 municípios (Campos Altos, Pratinha, Ibiá, Tapira, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes), contando com aproximadamente 412 usuários com deficiência intelectual, física ou múltiplas e ostomizados, através de atendimentos individuais ou em grupos, e com 34 profissionais habilitados e capacitados, em ambientes amplos e adaptados para cada tipo de atendimento, dentre eles, atendimento em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, neurologia, ortopedia, pediatria, enfermagem, assistência social, nutrição, odontologia, pedagogia, educação física, hidroginástica, hidroterapia, pilates e grupo de estimulação precoce.

 

As atividades desenvolvidas dentro do CER são feitas através de estratégias diversas abordando exercícios educativos posturais, treinos proprioceptivos, estimulação sensorial, treino de marcha e equilíbrio, exercícios aeróbicos e ativos ritmados, atividades de alongamento e fortalecimento muscular, estimulação vestibular, jogos lúdicos, manobras de facilitação, exercícios de transferência e postura, treino de atividades de vida diária (AVD’s) e reabilitação de membros superiores, além de realizar atividades voltadas à estimulação precoce e cognitiva, e a saúde funcional. A prescrição de cadeiras de rodas e próteses, prescrição e confecção de órteses, adaptações de utensílios e matérias, orientações para familiares, cuidadores e professores, são outras inúmeras atividades realizadas por este centro.

 

Tudo isso porque o CER II de Araxá acredita que os seus usuários terão melhora da qualidade de vida e de comunicação de maneira geral, favorecendo a inclusão social, a promoção da autonomia e o exercício da cidadania, além de retornarem as suas atividades de vida diária com independência e funcionalidade, melhorando sua capacidade física, aeróbica e psicológica.

 

A porta de entrada para o CER II é a secretaria municipal de saúde através da sua Junta Reguladora Municipal. O paciente deve procurar esta secretaria com um pedido médico em mãos especificando o tipo de atendimento necessário a ele. A Junta Municipal encaminhará o pedido ao CER, que marcará uma avaliação multidisciplinar. Após a avaliação o paciente já é encaminhado aos setores para os atendimentos individuais necessários. Todos os atendimentos têm o acompanhamento e supervisão da coordenadora clínica Mirian Antoin Karam Lemos.

 

Para maiores informações sobre os serviços prestados por este centro entre em contato pelo número (34)3662-3684.

 

Nilton Ribeiro. Foto: Divulgação.Nilton Ribeiro Junior

Fisioterapeuta pediátrico no Centro de Atendimento a Criança (CAC).

Fisioterapeuta responsável pelo GEPE (Grupo de Estimulação Precoce Essencial) e pela avaliação Neuropsicomotora e acompanhamento de bebês de risco.

Fisioterapeuta no Centro de Especialização e Reabilitação de Araxá-MG/APAE (CER).

This entry was posted in Destaques, Nilton Ribeiro. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>