Colégio Dom Bosco realiza mesa redonda sobre sustentabilidade ambiental

Foto: Ascom Colégio Dom Bosco.Foi realizada no auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá mais uma ação do Projeto Somos da Cor. O projeto prioriza ações relacionadas à construção e valorização dos visos culturais dos afrodescendentes numa perspectiva dialógica. Além da preocupação com a formação das várias consciências e discursos, de se ater às discussões e consolidação dos discursos atinentes à culturalidade negra e indígena, houve uma ampliação dialógica do Projeto Somos da Cor a fim de proporcionar ao discente abrangência e multiplicidade.

 

O mundo contemporâneo exige de todos uma postura atitudinal referente ao meio ambiente e a sua conscientização. O Núcleo de Ciências Humanas do colégio organizou no dia 10 de agosto de 2016 a Mesa Redonda “Cuidando da Casa Comum”. Essa atividade teve como base a “encíclica Laudato Si (Louvado Seja)” que é um importante documento papal disseminado ao mundo num discurso ecumênico de preservação, conscientização e tomada de políticas públicas referentes ao tema em realce.

 

Foto: Ascom Colégio Dom Bosco.

 

Lançada no dia 18 de julho do ano de 2015 pelo Papa Francisco, essa missiva é um referencial numa postura que convencionou chamar-se de ecosofia, ou seja, o estudo da ecologia tendo como base o pensamento transformador. A união entre ciência e religiosidade é a tônica dessa carta. Devido à importância e premência do tema, as ações relativas ao ecossistema devem ser repensadas para que minimizemos os impactos de poluição e desmatamento ao planeta Terra.

 

O Colégio Salesiano Dom Bosco busca parcerias com outras escolas de Araxá e região para o fortalecimento de uma mentalidade de cooperativismo e construção pragmática dos saberes acadêmicos tendo como fundamento a discussão de assuntos de interesse geral balizados por uma postura transcendental.

 

Foto: Ascom Colégio Dom Bosco.

 

Vários temas compuseram a mesa discursiva, tais como: Laudato si, planejamento urbano, campanha da fraternidade (Cuidando da Casa Comum), água e esgoto em Araxá, saneamento básico e coleta seletiva. A atividade contou com participações de vários profissionais que deram um tom técnico à mesa redonda. Dentre eles: Dailson Aguiar (Copasa), Sebastião Donizete (Prefeitura Municipal – Secretaria de Obras) e Belmiro França (Aterro Sanitário).

 

Houve também a participação magna das escolas Vasco Santos e Auxiliadora Paiva, sendo representadas pelos alunos Weverton e Celine. Pelo colégio representaram os estudantes Dener Afonso, Jaqueline Dias, Ana Luiza, Raquel Cunha e Lara Gifonni. A pastoral salesiana foi composta pelo padre João Carlos André e Terezinha Duarte. 

 

Por acreditar que a construção do conhecimento seja imbricada à realidade, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá promove ações como essa porque forjam o novo cidadão consciente de seus direitos e deveres. As múltiplas consciências devem ser congruentes num mesmo objetivo: a formação globalizante dos nossos estudantes e parceiros.

 

Foto: Ascom Colégio Dom Bosco.

This entry was posted in +, Cidade, Meio Ambiente. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *