Paulo Jibóia, prefeito eleito de Ibiá, é considerado inelegível pelo TSE e cidade terá uma nova eleição municipal

A vizinha cidade de Ibiá terá uma nova eleição municipal no início de 2013. O prefeito eleito em outubro, Paulo José da Silva, o Paulo Jibóia, foi considerado inelegível ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília/DF, por cinco votos a um. A decisão dos magistrados foi baseada na Lei da Ficha Limpa. Paulo Jibóia, que é do PSDB, foi eleito prefeito de Ibiá com 6.096, o que correspondeu a 44,34% dos votos válidos. Ele teve a sua candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas recorreu e disputou as eleições.


Paulo Jibóia foi prefeito de Ibiá três vezes. Em seu último mandato o ex-prefeito teve as contas de sua administração rejeitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) devido a irregularidades cometidas na execução de um convênio celebrado entre o município e o Fundo Nacional de Saúde (FNS). A rejeição dessas contas o tornou um político “ficha suja”. Mesmo sabendo do risco que corria em não ser empossado caso fosse eleito devido a Lei da Ficha Limpa, Paulo Jibóia decidiu se candidatar e recorreu quando teve sua candidatura cassada pelo TRE.


O ex-prefeito superou nas urnas os seus adversários Hélio Silveira do PP (4.581 votos), Hilceuzinho do PT (2.826 votos), Dólar do PSOL (180 votos) e Maurício do PRB (66 votos), porém não conseguir superar a Lei da Ficha Limpa e agora é um cidadão inelegível. A eleição municipal em Ibiá teve ainda 496 votos nulos (3,43%) e 234 votos brancos (1,62%). Ontem os adversários de Paulo Jibóia comemoraram bastante a decisão do TSE.


As informações preliminares são de que haverá uma nova eleição em Ibiá no início de 2013. Como o atual prefeito Ivo Mendes, do PC do B, deixa o cargo no próximo dia 31, o próximo presidente da Câmara Municipal assume a Prefeitura de Ibiá até que um novo prefeito seja eleito. O novo presidente do Legislativo ibiaense será eleito pelos onze vereadores na cerimônia de posse em primeiro de janeiro. A decisão dos ministros do TSE ontem em Brasília coloca fogo na política de Ibiá nesta virada de ano. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos…

This entry was posted in Política, Região. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>