Equipe de pequenos reparos é criada para atender escolas e creches municipais

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2019/07/2-1.png

As escolas e creches municipais de Araxá agora contam com uma equipe permanente para realizar pequenos reparos. A iniciativa foi anunciada pela Secretaria Municipal de Educação e apontada como uma das prioridades no relatório do vereador Raphael Rios (SD), durante seu trabalho de fiscalização em todas as unidades escolares mantidas pela prefeitura, realizado em 2017.

Posted in Cidade, Destaques, Educação, Política | Leave a comment

Raphael Rios entrega ofício reivindicando retorno do Tempo Integral ao governador Romeu Zema

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2019/06/2.jpg

O vereador Raphael Rios (SD) entregou ao governador Romeu Zema um ofício reivindicando o retorno e informações oficiais sobre o Tempo Integral nas escolas estaduais de Araxá. O ofício foi recebido durante a primeira solenidade oficial que o governador promoveu na cidade, que aconteceu na última segunda-feira, dia 3. No ofício, também assinado por mais 12 vereadores, Raphael Rios demanda informações complementares sobre a situação e previsão de retorno das aulas em tempo integral na cidade.

Posted in Cidade, Destaques, Educação, Política | Leave a comment

Edna Resende Campos assume a Secretaria Municipal de Educação

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2019/06/4.jpg

A educadora Edna de Fátima Resende Campos assumiu a Secretaria Municipal de Educação. Ela substituiu a ex-secretária Gessy Glória Lemos, que estava no cargo desde novembro de 2014. Edna foi professora, vice-diretora e diretora da tradicional Escola Estadual Luiz Antônio Corrêa Oliveira (Polivalente) e diretora executiva do Colégio Dom Bosco. A nova secretária de Educação exerceu nos últimos quatro anos o cargo de coordenadora do projeto Casa do Pequeno Jardineiro, que é realizado pela Prefeitura de Araxá.

Posted in Cidade, Destaques, Educação, Política | Leave a comment

Audiência Pública cobra retorno do Tempo Integral nas escolas estaduais de Araxá

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2019/05/10.jpg

A Câmara Municipal promoveu no último dia 23 de maio uma audiência pública para discutir a suspensão do Tempo Integral nas escolas estaduais de Araxá por parte do Governo de Minas. A audiência foi proposta pelo vereador Raphael Rios, por solicitação do Sind-UTE/MG. O Legislativo de Araxá vai formular um requerimento junto com o Sind-UTE cobrando informações oficiais da Secretaria de Estado de Educação sobre o retorno do projeto na cidade.

Posted in Cidade, Destaques, Educação, Política | Leave a comment

Robson Magela informa que vistoria dos bombeiros apontou riscos para crianças e funcionários em creche municipal

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2019/04/4-3.jpg

O vereador Robson Magela (PRB) apresentou na reunião ordinária da Câmara Municipal realizada na última terça-feira, dia 9, o resultado da vistoria realizada pela 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Magdalena Lemos, localizado no bairro Urciano Lemos. A vistoria foi realizada a pedido do vereador Robson, que recebeu reclamações de pais de alunos sobre a estrutura do Cemei.

Posted in Cidade, Destaques, Educação, Política | Leave a comment

Deputado Bosco viabiliza mais vagas para o ensino público junto ao Estado

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2019/03/5-4.jpg

O deputado estadual Bosco viabilizou, esta semana, mais vagas para alunos no ensino público de Araxá. A autorização para a abertura de novas turmas em diferentes fases do Ensino Fundamental nas escolas estaduais, ocorreu após vários encontros do deputado com profissionais da Secretaria de Estado de Educação. 

Posted in Cidade, Destaques, Educação, Política | Leave a comment

Conselhos Diretor e Fiscal da Fundação Cultural de Araxá são empossados

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2019/03/7-2.jpg

A solenidade de posse do Conselhos Diretor e Fiscal da Fundação Cultural de Araxá (FCA), mantenedora do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 20. O evento contou com a participação de autoridades políticas, lideranças comunitárias e comunidade acadêmica.

Posted in +, Cidade, Educação | Leave a comment

Robson Magela cobra Prefeitura sobre repasse do Fundeb para escolas conveniadas

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2018/09/4-3.jpg

Ao usar a tribuna da Câmara Municipal na reunião ordinária desta quinta-feira, 20 de setembro, o vereador Robson Magela (PRB) abordou a falta de pagamento dos salários das professoras das escolas de Araxá que são conveniadas com o poder público. Ele deu como exemplo as professoras da Escola Infantil Mundo da Criança que não recebem os seus salários há quatro meses. Robson informou que existe um saldo de mais de R$ 1,3 milhão na conta bancária do Fundeb.

Posted in Cidade, Destaques, Educação, Política | Leave a comment

Promotoria abre processos para verificar problemas em escolas públicas

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2018/08/4-2.jpg

O vereador Raphael Rios (SD) destacou nesta semana na tribuna da Câmara Municipal o recebimento de um ofício do Ministério Público, em resposta ao seu trabalho de fiscalização de todas as escolas e creches da Prefeitura de Araxá, quando entregou relatório com diagnóstico à promotora Mara Lúcia Silva Dourado no início deste ano. No ofício, a promotora relata que instaurou três procedimentos administrativos com intervenções para apurar problemas.

Posted in Cidade, Destaques, Educação, Política | Leave a comment

Atendimento às crianças no berçário e maternal supera meta nacional

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2018/07/49.jpg

O município de Araxá já superou a meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) e de seu Plano Municipal de Educação (PME) que é ampliar a oferta de educação infantil, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos. Na cidade, o índice de crianças atendidas, em 2018, supera a meta e ainda faltam seis anos para terminar o prazo.

Posted in +, Cidade, Educação | Leave a comment