#prontofalei – Nosso país é maior do que os fatos que nos envergonham

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/2.jpg

Aqueles que acham que teremos seres humanos melhores após a pandemia devem ter levado um banho de água fria quando viram pela televisão as imagens de um desembargador do nariz empinado humilhando guardas civis municipais que lhe pediram para colocar a máscara. E para desanimar quem imaginou que a solidariedade prevaleceria nesta pandemia, vários casos de corrupção envolvendo a compra de respiradores surgiram em várias regiões do país.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

Propostas de Romeu Zema criam diferenças entre as polícias mineiras

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/07/4-3.jpg

O delegado de Polícia Civil, Dr. Renato de Alcino Vieira, é o convidado do podcast Sem Censura “Em Casa” que já está disponível no portal Diário de Araxá. Ele contesta as propostas de reformas previdenciária e administrativa que o governador Romeu Zema enviou para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O delegado afirma que as propostas criam diferenças entre as Polícias Militar, Civil e Penal. Dr. Renato, que é delegado de trânsito de Araxá, fala ainda sobre o funcionamento do Detran-MG durante a pandemia do novo coronavírus.

Posted in Destaques, Sem Censura | Leave a comment

Raphael Rios apresenta projeto para dar mais transparência ao direito de isenção ao IPTU

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2-6.jpg

Um direito muitas vezes esquecido e pouco divulgado pela Administração Municipal, a isenção ao pagamento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) poderia beneficiar mais contribuintes. Prezando pelo direito do acesso à informação, o vereador Raphael Rios apresentou, na última terça-feira (21), Projeto de Lei com o objetivo de informar na capa ou contracapa do carnê do IPTU qual cidadão tem direito à isenção do referido imposto, além da legislação e os procedimentos para requerer o benefício.

Posted in Cidade, Destaques, Política | Leave a comment

Robson Magela afirma que respiradores emprestados por deputado não servem para nada do jeito que estão

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2-5.jpg

O vereador Robson Magela informou na reunião ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira, 14 de julho, que, ao contrário do que foi anunciado pela Prefeitura de Araxá, nesta semana não haverá aumento do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com suspeita ou positivos de Covid-19 na rede pública de saúde. Ele ainda afirmou que os 10 respiradores emprestados para Araxá pelo deputado federal Mário Heringer não servem para nada se não forem consertados.

Posted in Cidade, Destaques, Saúde | Leave a comment

#prontofalei – Eleições municipais adiadas para novembro

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2-4.jpg

O adiamento das eleições municipais adia também a definição dos candidatos a prefeito de Araxá. Por enquanto são muitos nomes de pré-candidatos que circulam pela cidade, mas as definições acontecem somente nas convenções. A população terá que esperar até setembro para conhecer os postulantes ao cargo ocupado pelo prefeito Aracely de Paula.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

#prontofalei – A falta de medicamentos de sedação

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/07/3-1.jpg

Araxá é referência em saúde para sete cidades da nossa microrregião. Isso significa que pacientes de Tapira, Ibiá, Perdizes, Campos Altos, Santa Juliana, Pratinha e Pedrinópolis que necessitam de internação de média complexidade ou em leitos de UTI, por qualquer enfermidade, são encaminhados para cá. Os leitos exclusivos para pacientes com suspeita ou com Covid-19 na rede pública de saúde, seja de UTI ou enfermaria, atendem uma população de cerca de 180 mil pessoas.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

César Campos analisa o jornalismo em tempos de pandemia

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/3-4.jpg

O podcast Sem Censura está de volta ao portal Diário de Araxá após um período de adequações em virtude da pandemia do novo coronavírus. O podcast agora é na versão “Em Casa”, onde eu e meus convidados gravamos cada um em suas residências. O primeiro convidado dessa nova fase do podcast Sem Censura é o jornalista César Campos, que faz uma análise do jornalismo em tempos de pandemia.

Posted in Destaques, Sem Censura | Leave a comment

#prontofalei – Dez pré-candidatos a prefeito em Araxá

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/4.jpeg

Como já estamos praticamente na metade de junho, as movimentações na política local se intensificaram. Só nesta coluna citei o nome de dez pré-candidatos a prefeito de Araxá. No frigir dos ovos esse número vai diminuir. Mas mesmo assim a eleição deste ano pode ter um número bem maior de candidatos ao Executivo em relação aos pleitos anteriores. Aguardemos as convenções.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

#prontofalei – A mentira tem perna curta

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/2-1.png

A Mosaic Fertilizantes conseguiu angariar a antipatia de grande parte da população de Araxá. O motivo? A notícia, por meio da imprensa local, de que a empresa iria contratar centenas de pessoas de outras cidades para realizar a manutenção anual do seu complexo mineroquímico em nosso município. A empresa se manifestou, por meio de nota, informando que já tinha adiado essa manutenção por duas vezes, por causa da pandemia do coronavírus, e que não seria mais possível alterar o cronograma novamente.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

Robson Magela cobra Prefeitura sobre a qualidade do asfalto de Araxá

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/5-1.jpg

O vereador Robson Magela usou a tribuna na reunião ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira, 16 de junho, e tratou de diversos assuntos, entre eles a péssima qualidade do asfalto de Araxá, a grande quantidade de lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública, a falta de reembolso para pacientes que realizam tratamento de saúde em outras cidades e os servidores que que ainda não tiveram suas férias-prêmio autorizadas pela Prefeitura.

Posted in Cidade, Destaques, Política | Leave a comment