#prontofalei – Mulheres disputadíssimas

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2019/05/1-2.jpg

De acordo com a Lei 9.504/1997, cada partido terá que respeitar o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Como a maioria das candidaturas são masculinas, na prática cada chapa de pré-candidatos a vereador deverá ter 70% de homens e 30% de mulheres. Se a cota de mulheres não for atingida pelo partido, o número de homens tem, obrigatoriamente, que ser reduzido para que a chapa tenha a proporcionalidade exigida pela lei.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

Câmara aprova projeto de Robson e Raphael que exige álcool em gel em estabelecimentos de Araxá

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/03/1.jpeg

A Câmara Municipal de Araxá aprovou projeto de lei, de autoria dos vereadores Robson Magela e Raphael Rios, que exige a instalação de recipientes com álcool em gel antisséptico 70% em estabelecimentos públicos e privados que prestam serviços ao público, como forma de ampliar as medidas de prevenção ao Coronavírus para usuários, clientes e funcionários. Devido à urgência do avanço do vírus no Brasil, o projeto tramitou no mesmo dia de sua apresentação e foi aprovado pelo plenário por 10 votos a 3.

Posted in Cidade, Destaques, Política, Saúde | Leave a comment

#prontofalei – Os aliados de hoje podem ser os adversários de amanhã

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2014/11/114.jpg

A candidata natural do grupo que hoje comanda a Prefeitura de Araxá seria a vice-prefeita Lídia Jordão. Porém, ela não conta mais com a simpatia do prefeito Aracely de Paula e de pessoas próximas ao chefe do Executivo. Mesmo assim grande parte do alto escalão do Governo Municipal considera que Lídia deveria ser a pré-candidata a prefeita apoiada pelo grupo de Aracely, pois veem nela a única chance de vitória nas urnas em outubro.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

#prontofalei – A dança das cadeiras na Câmara Municipal

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/03/1-B.jpg

De acordo com a legislação eleitoral, a pessoa que quer se candidatar precisa estar filiada a um partido político até o próximo dia 4 de abril. Muitos pré-candidatos já se filiaram, mas alguns deixaram para bater o martelo em cima da hora, o que faz de março um mês decisivo. Os vereadores terão uma janela, que começa em 5 de março e termina em 3 abril, para trocar de partido sem perderem os seus mandatos. Mais da metade dos vereadores deve trocar de partido nessa janela aberta pela Justiça Eleitoral.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

Padre Márcio André fala das críticas que o Papa Francisco recebeu no Brasil

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/03/7.jpg

O padre Márcio André Soares, pároco da Paróquia Sagrada Família, é o convidado do podcast Sem Censura, no portal Diário de Araxá. Ele fala da Campanha da Fraternidade de 2020, cujo tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. O sacerdote também fala sobre as recentes críticas recebidas pelo Papa Francisco no Brasil.

Posted in Destaques, Sem Censura | Leave a comment

#prontofalei – O pré-candidato do Novo

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/10-2.jpg

Minas Gerais tem 853 municípios. Mesmo sendo o partido do governador Romeu Zema, o Novo terá candidatos a prefeito em apenas quatro municípios: Araxá, Belo Horizonte, Contagem e Poços de Caldas. Já em Juiz de Fora o partido terá somente candidatos a vereador. Era preciso cumprir certas exigências do partido para que uma cidade constituísse o diretório municipal, condição fundamental para candidaturas do Novo.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

#prontofalei – A TV é de Araxá ou Divinópolis?

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/02/1.png

Outro dia vi uma chamada do jornalismo da emissora e observei que não aparece nenhum profissional da TV que trabalha em Araxá e nenhuma imagem da nossa cidade que é detentora da concessão da emissora. Só aparecem profissionais de Divinópolis. Em alguns dias não tem nenhuma notícia de Araxá nos destaques inicias dos telejornais. O problema é a má vontade com a nossa cidade por parte de quem comanda o departamento de jornalismo em Divinópolis.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

Robson Magela cobra Prefeitura sobre férias dos servidores municipais

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/02/8-2.jpg

O vereador Robson Magela cobrou na reunião da Câmara Municipal da última terça-feira, dia 18, que a Prefeitura de Araxá pague as férias dos servidores públicos municipais referentes a 2019. O parlamentar informou que recebeu diversas reclamações de servidores de vários setores da Administração Municipal que tiraram férias no ano passado e não receberam por elas até o momento. Robson enviou requerimento para a Prefeitura cobrando explicações sobre este fato.

Posted in Cidade, Destaques, Política | Leave a comment

Raphael Rios pede agilidade para retomada de manutenção da iluminação pública em Araxá

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/02/7-1.jpg

O vereador Raphael Rios abriu seu pronunciamento na tribuna na última terça-feira, dia 18, comentado sobre o fim do contrato de manutenção da iluminação pública em Araxá, ocorrido no dia 29 de janeiro. O atendimento era realizado pela empresa Remo Engenharia. Raphael apresentou indicação ao prefeito Aracely de Paula e ao secretário de Serviços Urbanos, Marco Antonio Rios, visando agilizar uma nova licitação para continuidade da manutenção.

Posted in Cidade, Destaques, Política | Leave a comment

#prontofalei – Quem será o candidato do prefeito?

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/02/5.jpeg

Chegou o ano em que os brasileiros irão às urnas novamente para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Aqui em Araxá o atual prefeito não pode concorrer à reeleição. Ele já foi reeleito em 2016. Aliás, 2020 deve ser o último ano da carreira política do prefeito Aracely de Paula, que está em seu quinto mandato. Prestes a completar 79 anos de idade em junho deste ano e com mais de 50 anos de vida pública, Aracely também foi vereador, secretário de Estado e deputado federal por seis mandatos consecutivos.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment