#prontofalei – Eleições municipais adiadas para novembro

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2-4.jpg

O adiamento das eleições municipais adia também a definição dos candidatos a prefeito de Araxá. Por enquanto são muitos nomes de pré-candidatos que circulam pela cidade, mas as definições acontecem somente nas convenções. A população terá que esperar até setembro para conhecer os postulantes ao cargo ocupado pelo prefeito Aracely de Paula.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

#prontofalei – A falta de medicamentos de sedação

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/07/3-1.jpg

Araxá é referência em saúde para sete cidades da nossa microrregião. Isso significa que pacientes de Tapira, Ibiá, Perdizes, Campos Altos, Santa Juliana, Pratinha e Pedrinópolis que necessitam de internação de média complexidade ou em leitos de UTI, por qualquer enfermidade, são encaminhados para cá. Os leitos exclusivos para pacientes com suspeita ou com Covid-19 na rede pública de saúde, seja de UTI ou enfermaria, atendem uma população de cerca de 180 mil pessoas.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

César Campos analisa o jornalismo em tempos de pandemia

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/3-4.jpg

O podcast Sem Censura está de volta ao portal Diário de Araxá após um período de adequações em virtude da pandemia do novo coronavírus. O podcast agora é na versão “Em Casa”, onde eu e meus convidados gravamos cada um em suas residências. O primeiro convidado dessa nova fase do podcast Sem Censura é o jornalista César Campos, que faz uma análise do jornalismo em tempos de pandemia.

Posted in Destaques, Sem Censura | Leave a comment

#prontofalei – Dez pré-candidatos a prefeito em Araxá

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/4.jpeg

Como já estamos praticamente na metade de junho, as movimentações na política local se intensificaram. Só nesta coluna citei o nome de dez pré-candidatos a prefeito de Araxá. No frigir dos ovos esse número vai diminuir. Mas mesmo assim a eleição deste ano pode ter um número bem maior de candidatos ao Executivo em relação aos pleitos anteriores. Aguardemos as convenções.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

#prontofalei – A mentira tem perna curta

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/2-1.png

A Mosaic Fertilizantes conseguiu angariar a antipatia de grande parte da população de Araxá. O motivo? A notícia, por meio da imprensa local, de que a empresa iria contratar centenas de pessoas de outras cidades para realizar a manutenção anual do seu complexo mineroquímico em nosso município. A empresa se manifestou, por meio de nota, informando que já tinha adiado essa manutenção por duas vezes, por causa da pandemia do coronavírus, e que não seria mais possível alterar o cronograma novamente.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

Robson Magela cobra Prefeitura sobre a qualidade do asfalto de Araxá

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/5-1.jpg

O vereador Robson Magela usou a tribuna na reunião ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira, 16 de junho, e tratou de diversos assuntos, entre eles a péssima qualidade do asfalto de Araxá, a grande quantidade de lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública, a falta de reembolso para pacientes que realizam tratamento de saúde em outras cidades e os servidores que que ainda não tiveram suas férias-prêmio autorizadas pela Prefeitura.

Posted in Cidade, Destaques, Política | Leave a comment

Raphael Rios confere reforma de mais duas unidades escolares

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/2.jpg

O vereador Raphael Rios abriu seu pronunciamento na tribuna na última terça-feira, 16 de junho, comentando mais dois retornos a unidades escolares reformadas pela Prefeitura de Araxá, comparando os resultados com o seu relatório de fiscalização em todas as escolas e creches públicas municipais. Raphael voltou a cobrar soluções para regularizar a manutenção da iluminação pública em Araxá. Após o fim do contrato com a Remo Engenharia, moradores de diversos bairros da cidade reclamam da falta do serviço e a prefeitura não tem estrutura para tal.

Posted in Cidade, Destaques, Política | Leave a comment

Cemig esclarece interrupção acidental no fornecimento de energia em Araxá

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/1C-2.jpg

A Cemig esclarece que a interrupção acidental no fornecimento de energia ocorrida na noite de ontem, 8 de junho, para parte dos consumidores de Araxá foi provocada por um curto-circuito no barramento de 13,8 kV da subestação Araxá 1, localizada no bairro Fertiza. A ocorrência teve início às 20h15 e, logo em seguida, os eletricistas e técnicos da empresa atuaram para restabelecer o fornecimento por outras fontes.

Posted in Destaques, Opinião | Leave a comment

#prontofalei – Família em primeiro lugar

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/3A-2.jpg

Tive o privilégio de trabalhar com Givago por alguns anos na extinta Rádio Cidade AM. Ele era um dos operadores de áudio da emissora. Era sempre muito bom tê-lo no comando da central técnica. Rapaz calmo, educado e muito inteligente. Nunca o vi levantar a voz para ninguém. Formou-se em Direito conciliando o trabalho com os estudos. Tinha um amor incondicional por sua família.

Posted in #prontofalei, Destaques | Leave a comment

Secretária de Saúde participa de audiência na Câmara e apresenta ações de combate ao coronavírus

http://germanoafonso.com.br/wp-content/uploads/2020/06/8.jpg

A Câmara Municipal promoveu ontem, 2 de junho, por solicitação dos vereadores Raphael Rios e Robson Magela, uma reunião com a secretária de Saúde, Diane Dutra, para esclarecer dúvidas referentes às ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus em Araxá. A reunião foi transmitida ao vivo à população pelas redes sociais e imprensa. Raphael e Robson abriram a reunião destacando a importância do trabalho de prevenção e combate à Covid-19 e apresentaram questionamentos, alguns particulares e outros por contatos com a população.

Posted in Cidade, Destaques, Política, Saúde | Leave a comment